postado em 28/01/2014 16:24
As emergências do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) e do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) adotaram nesta terça-feira (28/1) o modelo de atendimento onde cada paciente, após a triagem, recebe uma pulseira colorida, cuja tonalidade varia de acordo com a urgência do caso.
As cores serão: vermelha (emergência absoluta - indicando atendimento imediato); laranja (muito urgente - com tempo de espera estimado em 10 minutos); amarela (urgente - o paciente deverá aguardar, em média, 60 minutos); verde (pouco urgente - a classificação indica que o paciente não corre risco de morte, podendo ser atendido sem prioridade, em 120 minutos) e azul (não urgente - informando que o paciente precisa apenas de um atendimento básico, com tempo de espera de 240 minutos).
O protocolo atualmente também é usado na UPA do Recanto das Emas e nos hospitais regionais do Gama, Planaltina e Samambaia. A intenção da pasta é estendê-lo às demais unidades.
Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), o modelo permite uma maior transparência no atendimento, já que o paciente pode acompanhar os casos prioritários.
A chefe da equipe de emergência do HRT, Márcia de Araújo, alerta que os pacientes devem observar os sintomas para avaliar se realmente precisam ir ao pronto-socorro. "Os casos de urgência são aqueles que aconteceram há pouco tempo, como quedas, cortes, desmaios, entre outros. Quando o paciente sente uma dor há mais de três meses, por exemplo, ele deverá procurar um centro de saúde", disse.