Cidades

Após acordo, catadores liberam acesso e lixão de Estrutural é reaberto

A entrada de caminhões no lixão estava bloqueada desde a manhã de ontem. O grupo conseguiu parte das reivindicações; GDF vai ampliar número de famílias que receberão bolsa de R$ 300

postado em 28/01/2014 17:54
O acesso ao lixão da Estrutural, bloqueado por mais de um dia, foi reaberto depois de reunião na tarde desta terça-feira (28/1) entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) e um grupo de catadores de lixo do Distrito Federal. Segundo a Sedest, os envolvidos chegaram a um acordo.

De acordo com a secretaria, após a reunião ficou marcada para 14 de fevereiro a divulgação de uma lista de novos beneficiados com bolsa de R$ 300 - os catadores reclamavam que o número de contemplados (1 mil) era inferior ao total de pessoas que trabalham com a atividade no DF (4 mil). Além disto, o pagamento da bolsa do programa deverá ocorrer a partir de 17 de fevereiro.

Hoje pela manhã, cerca de 100 catadores bloqueavam a entrada de caminhões no lixão da Estrutural, dando continuidade à paralisação que começou por volta das 8h dessa segunda-feira (27/1). O grupo que fechava o acesso ao lixão pedia também uma reunião com o governo e a lista com novos nomes de beneficiários do programa Agentes Ambientais de Cidadania.



A Sedest informou que, das 1,7 mil famílias inscritas no programa, apenas 473 são, até o momento, contempladas. Segundo a secretaria, a iniciativa deve beneficiar todas as famílias do DF que dependem da reciclagem e tratamento do lixo. No entanto, apenas um membro da família poderá receber o benefício, que é transitório e tem validade de um ano.

Em nota, a pasta reforçou a informação de que, para receber o benefício, o catador deve estar inscrito, com dados atualizados, no Cadastro Único para Programas Sociais e ir até o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para participar do Programa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação