Cidades

Secretaria anuncia a contratação de 4,5 mil professores temporários

Os quase 500 mil alunos das 291 escolas voltam às aulas na próxima quarta-feira. De acordo com a pasta, os colégios passaram por reparos para o retorno dos estudantes

postado em 01/02/2014 07:30
É hora de organizar as mochilas e separar o uniforme. Na próxima quarta-feira, os estudantes da rede pública de ensino voltam às aulas. O número não está fechado, mas chega a quase meio milhão de alunos. A Secretaria de Educação estima que 471 mil tenham efetivado a matrícula. Não só as crianças e os adolescentes devem estar prontos para o retorno. Para recebê-los, as escolas também se prepararam. A secretaria garante que está tudo em dia para receber os alunos.

O Secretário de Educação, Marcelo Aguiar enfatizou duas frentes de ação do governo: a estrutural e o quadro de professores. ;Mas o mais importante de todo esse processo é que conseguimos atender 100% da demanda para os ensinos fundamental e médio. E temos condições de receber os estudantes;, garante. Na questão de infraestrutura, a pasta focou na operação de reparos e de manutenção das unidades de ensino, como em todo início de ano.

De acordo com o secretário, 291 escolas receberam as equipes contratadas para os consertos, que incluem pintura, instalações elétricas, hidráulicas, troca de vasos sanitários, torneiras, bebedouros e, em um dos casos, do piso do banheiro. ;Não é uma grande reforma, mas vamos entregar tudo funcionando. Varia de escola para escola. Estamos atendendo aquelas que mais precisam, que solicitaram;, explica o secretário. Outras unidades passam por reformas mais radicais. Pelo menos três delas serão reconstruídas. Por isso, os estudantes foram transferidos para outros prédios.

Marcelo Aguiar defende também que, ao contrário de anos letivos anteriores, este começará com o quadro completo de professores. ;Estamos contratando 4,5 mil temporários para substituir as licenças do corpo docente. Minha equipe me garantiu que não teremos problemas com falta;, enfatiza. Ele lembra ainda a convocação do concurso da secretaria. Neste mês, mais 711 profissionais foram chamados. Mesmo assim, o secretário ressalta na importância dos temporários. ;Num universo de 30 mil, eles são necessários para casos especiais. Não fossem as contratações, eles teriam que ser 7 mil;, calcula.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação