postado em 05/02/2014 06:02
Todas as manhãs, o céu de Brasília presenteia os moradores da capital do país com cores únicas. Os diversos tons do nascer do dia são registrados religiosamente pelos fotógrafos do Correio Braziliense no aplicativo Instagram. Agora, é a vez dos leitores do jornal clicarem esse espetáculo diário. O concurso cultural O amanhecer na capital vai premiar as melhores imagens com celulares de última geração e um tablet.
O certame vai levar em consideração a originalidade e a beleza das fotos, que já podem ser cadastradas no site criado especialmente para a disputa. Na página, além de fazer a inscrição, os candidatos podem ter acesso ao regulamento do concurso e conferir as imagens que já foram incluídas.
As inscrições vão até 17 de fevereiro e a disputa terá duas etapas. Na primeira, uma comissão julgadora indicada pelo Correio vai selecionar 25 fotografias entre todas as enviadas. Na segunda fase, é o voto popular que vai fazer a diferença. Em 20 de fevereiro, as 25 imagens escolhidas serão divulgadas no jornal e no site. Começa, então, a votação na página do concurso.
O resultado final sai em 12 de março. O autor da imagem mais votada ganhará um iPhone 5S 16GB. O prêmio para o segundo colocado é um iPad Air Wi-Fi 16GB cinza espacial e o terceiro leva para casa um iPhone 4S 8GB. Podem disputar os prêmios moradores do Distrito Federal e do Entorno com mais de 18 anos.
Regras
Só é possível concorrer com uma foto, que deve ter resolução mínima de 1024x728 pixels e peso máximo de 5Mb. As imagens devem ser enviadas por meio de upload na página da promoção, no formato JPG. Outro detalhe que merece atenção é o nome do arquivo. Todos precisam seguir o seguinte modelo: NOME_SOBRENOME_DATA (nome e sobrenome do participante e dia, mês e ano referentes à data em que a fotografia foi tirada).
Quem desobedecer às especificações fica imediatamente desclassificado. Também serão automaticamente descadastradas as fotografias que não forem inéditas, atuais, ou seja, que não tiverem sido feitas em 2014 e ainda aquelas que não tiverem sido tiradas no Distrito Federal e no Entorno. O Correio já realizou com sucesso disputas semelhantes, com temas variados: animais de estimação, árvores do cerrado e enfeites de Natal.
Audiência em alta
Lançado em 6 de outubro de 2010, o Instagram se popularizou quase um ano depois, no segundo semestre de 2011. Desde então, pelo menos 150 milhões de perfis foram criados no aplicativo. O perfil @cbfotografia existe desde setembro de 2012 e hoje é acompanhado por 5,2 mil pessoas. Diariamente, a equipe de fotógrafos do Correio Braziliense alimenta a página com imagens de paisagens brasilienses e dos principais acontecimentos da cidade.