postado em 07/02/2014 19:27
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizará, no próximo sábado (8/2), um mutirão para vistoria de motofrete. Será feita vistoria documental e de veículo a fim de conceder autorização de transporte remunerado de carga em motocicleta.
Além de portar a carteira de habilitação com a observação de que já realizou o curso de motofretista, o condutor deverá levar as certidões negativas de débitos da Fazenda e criminais e a motocicleta deverá estar com a placa vermelha.
[SAIBAMAIS]Segundo a legislação (n; 12.009, de 2009), os itens obrigatórios para realizar o serviço de transporte de mercadorias e de documentos são: placa vermelha, protetor de motor mata-cachorro, antena corta-pipa, coletes refletivos, além de capacete e de estar com a documentação em dia.
O prazo para que os motociclistas se adequassem às novas regras foi encerrado em 26 de janeiro deste ano. Segundo o Detran, o Distrito Federal tem 846 motofretistas regularizados. Quem estiver fora das recomendações e for pego em blitz, será notificado com multas que variam de R$ 53,20 a R$ 191,54. Os infratores também podem acumular até 7 pontos na carteira de motorista.
O mutirão será realizado no Núcleo de Operações Técnicas (Nuote) no Depósito do Detran do Plano Piloto, localizado em frente ao Autódromo, das 7h às 13h. Não há necessidade de agendamento. O atendimento será por ordem de chegada.