Cidades

Número de roubos de automóveis cresce e assusta brasilienses

Segundo delegacia especializada em roubo de automóveis, esse tipo de crime aumentou nos últimos dois meses na capital federal. Depoimentos mostram o medo dos brasilienses com a insegurança, principalmente após a operação tartaruga

postado em 08/02/2014 06:01

Os estacionamentos do Parque da Cidade são locais muito visados pelos bandidos, segundo a polícia

A Secretaria de Segurança Pública do DF não divulga desde o início do ano, mas os registros de roubos de veículos no DF subiram significativamente entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano. Essa modalidade de crime tem assustado o brasiliense e engrossado as estatísticas na capital federal. As abordagens costumam ocorrer em estacionamentos próximos de casa ou de comércios. A estimativa da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos (DRFV), da Polícia Civil do DF, é que roubos de carros tenham aumentado entre 30% e 50%, comparado com o mesmo o período de 2013.

Só no Parque da Cidade, 12 veículos foram levados por bandidos no mês passado. Todos acabaram recuperados. A maioria tinha alto valor de mercado, como o i30, o Golf turbo, o Sportage e o Nissan Versa. Taguatinga, Ceilândia, Samambaia e Plano Piloto, nesta ordem, estão entre as cidades com maior número de registros. ;Por dia, quando estava em baixa este tipo de ocorrência, tinha uns 10 roubos de carro todos os dias. Acredito que tenha aumentado para uns quase 20;, destacou Eduardo Galvão, da DRFV. Fazendo as contas, levando em consideração o índice mínimo, são pelo menos 300 veículos levados todos os meses no DF.

[VIDEO1]

Durante toda a semana, o Correio solicitou à assessoria de imprensa da SSP-DF dados estatísticos da violência na cidade, entre elas, estava a de roubos de veículos. Na tarde de ontem, porém, a pasta informou que ;a rede estava com problema; e não teria os dados para divulgar. Mas a violência está perceptível nas ruas. Todos os dias câmeras de segurança flagram a ação de bandidos.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação