postado em 13/02/2014 19:40
O secretário Extraordinário da Copa 2014, Claudio Monteiro, e o secretário de Turismo, Luis Otávio Neves, fizeram nesta terça-feira (11/02) uma visita técnica ao Aeroporto Internacional de Brasília. Eles foram conferir os avanços das obras de ampliação.
As novas pontes de embarque no Píer Sul ficarão prontas em 4 de abril. O local terá grande oferta de lojas, bares e restaurantes. Os testes com aviões, elevadores, sistema de esteiras e treinamento de pessoal ocorrerão em março.
A Inframerica prevê a conclusão do Píer Norte, que oferecerá também serviços de conveniência aos passageiros em trânsito, para maio. Além dos Píers, o Aeroporto de Brasília terá uma Sala Vip com uma área de 1.800 m;. O espaço terá serviços como business center, salas de reuniões, recinto para crianças e serviços de SPA.
As obras do terminal 1 serão finalizadas no mesmo período, com 12 novos postos de check-in e toda a infraestrutura no saguão principal. O terminal 2 passará a ser usado apenas para aviação executiva.
O plano é que até a Copa do Mundo, os dois píeres funcionem para voos domésticos, e o satélite, ponto de embarque e desembarque utilizado atualmente, seja exclusivo para voos internacionais.
Serão aplicados no aeroporto R$ 900 milhões até a Copa. Após o fim da ampliação, a capacidade do JK passará de 16 milhões para 21 milhões de passageiros por ano.
Entre as mudanças concluídas no aeroporto estão a ampliação do estacionamento de 1.284 para 3.100 vagas, manutenção de escadas rolantes e elevadores e reforma dos banheiros.
O consórcio Inframerica é uma empresa privada que assumiu a gestão do aeroporto em dezembro de 2012, depois de vencer licitação promovida pelo Governo Federal. A Inframérica prevê investimento total de R$ 2,8 bilhões, em 25 anos de concessão.