Cidades

Segunda é o último dia para enviar fotos e participar de concurso cultural

Na próxima etapa do concurso O amanhecer na capital jurados irão escolher os 25 cliques que irão à votação popular.

postado em 15/02/2014 08:49
Na próxima etapa do concurso <i> O amanhecer na capital </i> jurados irão escolher os 25 cliques que irão à votação popular.

O céu de Brasília é inspirador a qualquer momento. Mas é o nascer do Sol que arranca suspiros e dá orgulho aos brasilienses ou àqueles que escolheram a cidade como a terra natal do coração. Mirar o firmamento sem registrar os mais variados tons de luzes que riscam e marcam o começo do dia é quase impossível. Os cliques que mostram o amanhecer sob o olhar de profissionais ou amadores não param de circular nas redes sociais, como os eternizados por fotógrafos do Correio Braziliense (CB) e postados no Instagram do jornal. Os cartões-postais do Distrito Federal e até as janelas de casa são alguns dos cenários perfeitos para fazer a composição. O CB lançou o concurso cultural O amanhecer na capital justamente para que os leitores façam imagens desse instante presenteado pela natureza. Os interessados têm até o próximo dia 17 para enviar retratos do despertar do dia no DF.

Breno Fortes, um dos repórteres fotográficos do jornal, dá a dica dos melhores lugares para registrar o momento. Segundo ele, somente a Esplanada dos Ministérios rende infindáveis fotos do amanhecer. ;A Catedral também é uma boa escolha, por conta dos vitrais e porque o monumento fica em uma posição boa em relação ao Sol. O Congresso Nacional também, porque o sol nasce por detrás dele;, orienta. Breno se lembra de um dos cliques de autoria dele que levou centenas de curtidas no Instagram. ;Fiz uma vez o Museu da República e a Catedral juntas. O Sol estava avermelhado e o céu refletiu a mesma cor. Muitas pessoas gostaram.;

A comissão julgadora que escolherá as melhores fotografias levará em conta cada detalhe do registro, principalmente a originalidade da imagem. Os premiados serão contemplados com celulares de última geração e um tablet. Para participar da disputa, os internautas devem acessar o site www.correiobraziliense.com.br/oamanhecerdacapital. Na hora de se inscrever, o candidato deve ficar atento aos regulamentos, além de poder visualizar alguns cliques já enviados por candidatos ao prêmio.



Na próxima etapa do concurso <i> O amanhecer na capital </i> jurados irão escolher os 25 cliques que irão à votação popular.

O concurso consiste de duas etapas. Na primeira, 25 fotos serão escolhidas pelo júri para seguir na disputa e divulgadas no dia 20 na página eletrônica do certame e no jornal. Na última, os internautas poderão votar nas imagens apenas no site. Em 12 de março, serão anunciados os três vencedores. Todos devem ser moradores do DF ou do Entorno e ter mais de 18 anos. Quem conquistar o primeiro lugar será presenteado com um iPhone 5S 16GB. O segundo colocado levará para casa um iPad Air Wi-Fi 16 GB. E, por fim, o terceiro mais votado será contemplado com um iPhone 4S 8GB.

Regulamento
Somente é possível concorrer com uma foto, que deve ter resolução mínima de 1024x728 pixels e peso máximo de 5Mb. As imagens devem ser enviadas por meio de upload na página da promoção, no formato JPG. Outro detalhe que merece atenção é o nome do arquivo. Todos precisam seguir o seguinte modelo: NOME_SOBRENOME_DATA (nome e sobrenome do participante e dia, mês e ano referentes à data em que a fotografia foi tirada).

Quem desobedecer às exigências será automaticamente desclassificado. Também serão excluídas as fotografias que não são inéditas, atuais, ou seja, que não foram feitas em 2014 e não têm como cenário o DF e o Entorno. O Correio realizou com sucesso disputas semelhantes, com temas variados: animais de estimação, árvores do cerrado e enfeites de Natal.

Na próxima etapa do concurso <i> O amanhecer na capital </i> jurados irão escolher os 25 cliques que irão à votação popular.

Aplicativo atrai seguidores


Lançado em 6 de outubro de 2010, o aplicativo se popularizou quase um ano depois, no segundo semestre de 2011. Desde então, pelo menos 150 milhões de perfis foram criados no aplicativo. O perfil @cbfotografia existe desde setembro de 2012 e, hoje, é acompanhado por 5,2 mil pessoas. Diariamente, a equipe de fotógrafos do Correio Braziliense alimenta a página com imagens de paisagens locais e dos principais acontecimentos da cidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação