Cidades

Mais de 70% dos alimentos consumidos no Distrito Federal são importados

Mão de obra precária e irregularidade fundiária de chácaras e fazendas obrigam a capital a trazer de fora a maioria dos produtos, o que resulta em alta dos preços

postado em 19/02/2014 06:02

Itens chegam ao Ceasa de Brasília com reajustes entre 20% e 35%, devido a componentes como o transporte

Da próxima vez que você almoçar ou fizer um lanche, esteja certo de que bananas, maçãs, abacaxis, uvas, batatas, cebolas, aves e ovos em seu prato vieram de longe. De 10 alimentos vendidos no Distrito Federal, ao menos sete são produzidos em outras unidades da Federação, segundo as Centrais de Abastecimento do DF (Ceasa-DF). Vindos de municípios de Goiás, Minas Gerais, Bahia e até do Paraná, esses produtos chegam ao consumidor brasiliense com preços até 35% mais caros que os praticados na origem.

[SAIBAMAIS] Os produtores rurais do DF convivem com problemas como falta de regularização fundiária, que leva a dificuldades de captação de recursos para desenvolver a atividade, e a ausência de mão de obra, somados ainda à descaracterização das áreas rurais. Esse e outros problemas enfrentados por quem mora for a da área urbana da capital são temas da série de reportagens que o Correio publica desde domingo.

O presidente da Ceasa-DF, Wilder da Silva Santos, reconhece que a concorrência com os produtores de fora é muito grande. ;Nosso pessoal não consegue incrementar a produção por conta das dificuldades de acesso ao crédito. Isso tem relação com a falta de regularização das terras, que ainda está sendo executada pelo governo. Historicamente, a Ceasa sempre recebeu mais produtos de fora;, explica.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação