Cidades

Número de endividados cai pelo 3º mês seguido, mas supera a média nacional

NO DF chega a 81,3% o número de famílias com dívidas. No Brasil esse índice é de 63,4%.

postado em 19/02/2014 14:15

O Distrito Federal registrou em janeiro de 2014 a terceira redução seguida no número de pessoas com contas em atraso na capital do País. Em janeiro, foi registrada uma queda de mais de nove mil endividados (1,1%) em comparação com dezembro de 2013. No primeiro mês do ano, o percentual de famílias brasilienses endividadas foi de 81,3%, o equivalente a 601.652 famílias com algum tipo de dívida entre cheque pré-datado, cartão de crédito, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguros. Apesar da queda geral, o índice supera, e muito, a média nacional de 63,4%.

Segundo, Adelmir Santana, presidente da Fecomércio, as quedas seguidas mostram que os brasilienses estão tendo um cuidado maior na hora de utilizar o crédito. ;Em 2013, o crédito destinado ao consumo sempre esteve em evidência como o principal causador de dívidas. Ele também ressalta que os candangos usaram o décimo terceiro para regularizar as contas como compra de material escolar, seguro de carro e quitação de impostos.

Entre as famílias com contas em atraso, 33,3% disseram ter condições de quitar suas dívidas totalmente e 57,8% afirmaram ter condições de quitar o montante parcialmente. Apenas 9,0% falaram que não têm condições de pagar os débitos.



Apesar do declínio dos endividados na capital do país, um dos grandes instrumentos geradores de dívidas continua sendo o cartão de crédito. Do total de endividados, 87,5% se disseram comprometidos nessa modalidade. Alguns acumulam mais de um tipo de dívida. A pesquisa foi realizada com uma amostra de 600 famílias. O estudo serve para orientar os empresários que utilizam o crédito como ferramenta para o incremento das vendas, uma vez que permite o acompanhamento do perfil de endividamento do consumidor e sua percepção em relação à capacidade de pagamento. segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação