Cidades

Roda de ônibus do Recanto das Emas se desprende com veículo em movimento

Os moradores da cidade reclamam das péssimas condições dos ônibus desde as mudanças no sistema de transporte público

Jacqueline Saraiva
postado em 20/02/2014 06:57
Uma situação inusitada assustou cerca de 30 passageiros de ônibus do Recanto das Emas, que seguiam rumo à Asa Norte, nesta manhã de quinta-feira (20/2). Por volta das 5h30, durante uma curva na saída da Epia, embaixo da passarela da Octogonal, uma das rodas traseiras do veículo da empresa Riacho Grande se desprendeu e seguiu rolando pela pista. Por pouco, a outra roda, que também tinha os parafusos soltos, não se soltou, o que poderia ter causado um grave acidente.

A roda do veículo só parou cerca de 50m à frente, e caiu no canteiro à esquerda da pista. Como o horário era de pouco movimento no trânsito, nenhum carro foi atingido pelo objeto. Os passageiros também não se feriram.



Reclamações
Os moradores da cidade reclamam das péssimas condições dos ônibus desde as mudanças no sistema de transporte público. Os horários não têm sido obedecidos e os ônibus quebram com frequência. Alguns rodoviários da empresa, que não quiseram se identificar, comentaram que o problema ocorre desde que a Riacho Grande fez um acordo e demitiu todos os funcionários. Sem compromissos trabalhistas, os motoristas e cobradores alegam que não têm a obrigação de ir trabalhar, o que está prejudicando o transporte. Muitos deles faltam o serviço e os ônibus não têm recebido manutenção. A Riacho Grande não integrará mais o transporte coletivo do DF, já que não ganhou a licitação para operar em qualquer uma das 5 bacias.

O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) informa que vai apurar a denúncia, já que essa justificativa ;não é motivo para os rodoviários faltarem com as suas responsabilidades;. Os coletivos, segundo o órgão, devem, obrigatoriamente, passar por vistorias periódicas. ;A fiscalização do DFTrans vai apurar o fato e multará a empresa, caso o veículo não tenha o selo de vistoria;, afirmou em nota.

A previsão é que, até a primeira semana de março, a Urbi comece a operar na região com ônibus novos. A reestruturação das linhas ocorrerá somente quando a frota estiver totalmente renovada. O DFTrans explicou que tal medida visa proporcionar maior oferta de viagens aos passageiros, já que o sistema será integrado, entre os ônibus e Metrô (além do Expresso DF). Já foram entregues 97 coletivos para a região.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação