Cidades

Operação remove 45 contruções irregulares em três locais do DF

Ação do Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo, do GDF teve o apoio da Polícia Militar, da Caesb e da CEB

postado em 20/02/2014 19:19

Naior parte das obras, 41, estava erguida na Cidade Estrutural

A Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) e a Agência de Fiscalização (Agefis) retirou 45 contruções irregulares na Estrutural, Taguatinga e Sobradinho.

A ação do Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo, do GDF teve o apoio da Polícia Militar, da Caesb e da CEB. A maior parte das obras, 41, estava erguida na Cidade Estrutural, entre a Área Especial 1 e a Quadra 3, ambas localizadas no Setor Norte da região. A equipe ainda retirou 210 metros de cerca dos locais.

As áreas onde a fiscalização atuou são as mesmas que o Comitê removeu 100 obras e 105 pontos clandestinos de energia nesta terça-feira (18/2). Este ano, 22 pessoas foram presas na Estrutural por envolvimento com invasão de terra pública.

Leia mais notícias em Cidades


Outra frente de atuação do Comitê esteve no Assentamento 26 de Setembro, área rural na saída de Taguatinga em direção a Brazlândia. Quatro construções ; duas em madeira e a mesma quantidade em alvenaria - foram retiradas junto a dois alicerces e 440 metros lineares de cerca. Duas fossas acabaram inutilizadas e uma ;gambiarra;, desligada.

O Assentamento 26 de Setembro surgiu em 1996, quando foi destinado a famílias de agricultores. Nos últimos anos, no entanto, o terreno acabou alvo de grileiros que tentam tornar urbana a região. O Comitê redobrou a fiscalização, que ocorre, inclusive, por imagens de satélite.

O trabalho da equipe teve fim no condomínio Mansões Bouganville, em Sobradinho I. Uma fundação e 400 metros de cerca acabaram erradicados. Os agentes e fiscais ainda apreenderam um portão metálico.

A área total do condomínio corresponde a 10 hectares e 80% pertence à Terracap. Entre 2012 e 2013, cinco grileiros foram presos por comercializar lotes no condomínio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação