Cidades

Mulheres representam mais da metade do eleitorado de Brasília

Elas ultrapassam a marca do milhão em condições de votar. Segundo especialistas, as cidadãs brasilienses são mais sensíveis a discursos de família e criteriosas diante das urnas

Helena Mader
postado em 23/02/2014 08:00

Nas urnas do Distrito Federal, elas têm a supremacia. As mulheres, que sempre desempenharam papel importante na política da capital, terão participação decisiva nas eleições deste ano. Dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) revelam que 53,6% do eleitorado de Brasília é formado por cidadãs. A diferença entre eleitores e eleitoras é de 145 mil pessoas ; o suficiente para eleger três deputados federais.

Pela primeira vez, o número de mulheres em condições de votar ultrapassou a casa do milhão: 1.071.231 estará com o título de eleitor em mãos e poderão participar do pleito em outubro. Os homens ainda não bateram essa marca. Ao todo, 926.230 cidadãos estão cadastrados na Justiça Eleitoral para escolherem seus representantes na Presidência da República, no Congresso Nacional e na Câmara Legislativa.



As informações fazem parte do último balanço do TRE no DF, feito com base nas informações repassadas pelos eleitores no momento do recadastramento biométrico. A maioria dos brasilienses regularizou a situação e retirou o novo título, mas 29,9% do eleitorado ainda precisa cadastrar as digitais e atualizar os dados no Tribunal. A 4; Zona Eleitoral (Gama e Santa Maria) é aquela com o maior número de mulheres: 67.805.

Além disso, em nenhuma das 21 zonas eleitorais do Distrito Federal o total de eleitores supera o de eleitoras. O alto percentual de mulheres na composição do total de brasilienses que vão às urnas não é novidade: segue, por exemplo, o mesmo registrado em 2010. Do total de pessoas do sexo feminino, 22,12% têm curso superior, contra 20,22% dos homens. Na análise de faixa etária, 47% delas têm idade entre 26 a 45 anos.


A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar,


Assista à reportagem da TV Brasília


[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação