Cidades

Caos marca primeiro dia útil de funcionamento da nova frota em Samambaia

Passageiros reclamaram de demora, além da habitual, e falta de ônibus na cidade

postado em 24/02/2014 14:28

O da empresa Urbi, em Samambaia Norte, foi marcado por longas esperas nas paradas da cidade. Muitos passageiros reclamaram da demora e da falta de coletivos no início da manhã desta segunda-feira (24/2).

O usuário do transporte rodoviário urbano do DF Marcelo Rodrigues questionou a mudança dos horários da rota e os longos intervalos para a passagem dos coletivos. "A nova empresa de ônibus começou a operar por volta de 5h30 com poucos ônibus e longos intervalos. A antiga empresa começava antes das 5h e com intervalos próximos. Queremos respostas do secretário de Transportes, pois conseguiram piorar o que já era ruim."

A passageira Janaína Souza também teve de esperar mais do que o habitual nesta manhã. Além da demora dos ônibus, a usuária do transporte público explica com indignação que o tempo de espera aumenta de acordo com o destino da viagem. " É um absurdo o cidadão ficar na parada por mais de 45 minutos e nenhum ônibus para a Esplanada ou Rodoviária do Plano Piloto parar, enquanto ônibus que fazem a linha ;circular; não param de passar. As paradas estão lotadas e as pessoas irritadas, já que possuem horário para entrar em seus trabalhos e muitos registram entrada em pontos eletrônicos."



[SAIBAMAIS]De acordo com o Sindicato dos Rodoviários do Distrito Federal, o atraso verificado pelos passageiros é normal no primeiro dia útil de circulação da nova frota. João Osório, presidente do sindicato da categoria, também explica que o problema em Samambaia também deve-se ao fato de rotas clandestinas que eram feitas pela empresa antiga, a Viplan. "A Viplan operava de forma clandestina e as novas empresas estão obedecendo a gestão", justificou Osório.

O Correio entrou em contato com a Secretaria de Transportes, que repassou a responsabilidade das denúncias para o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (DFTrans). Segundo o DFTrans, além de ser considerados normais os atrasos nos primeiros dias de atuação da nova empresa, o órgão também confirmou a acusação feita pelo sindicato da categoria, com relação às rotas irregulares feitas pela antiga empresa.

O DFTrans informou ainda que para a reestruturação do transporte público urbano do DF ser completa são necessários três passos: a licitação, para contratação de novas empresas; a renovação da frota; e a terceira, que é a reformulação do sistema. De acordo com o DFTrans, a 3; etapa está prevista para começar a partir de março deste ano, quando serão feitas alterações nas rotas dos ônibus, por meio de estudos técnicos e sugestões da população.

Para fazer uma sugestão, reclamação ou tirar dúvidas, os passageiros podem ligar no (61) 3224-0376, além dos ramais da ouvidoria para quem quiser fazer apenas reclamações (162) e o 156, para tirar dúvidas.


De acordo com o DFTrans, além dos telefones, a população também pode ir aos postos do órgão espalhados pelo DF. O posto da Rodoviária do Plano Piloto, por exemplo, aumentou o horário de funcionamento durante a semana: o expediente vai até às 22h, entre segunda e sexta-feira, e até às 12, no sábado.

Segundo o vice presidente da Viplan, Wagner Canhedo Filho, todos os itinerários e horários da empresa estavam rigorosamente de acordo com as Ordens de Serviços emitidas pelo DFTrans. "Quem sempre fiscalizou era o DFTrans, não justifica alegar isso agora", completou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação