Cidades

Policiais federais fazem funeral em protesto na Esplanada dos Ministérios

A categoria paralisa as atividades durante 48 horas para pedir reestruturação da carreira

postado em 25/02/2014 11:16
Os agentes, escrivães e papiloscopistas federais realizam um protesto em forma de funeral, nesta terça-feira (25/2), em frente ao Ministério da Justiça. O ato inicia a paralisação de 48 horas dos policiais federais.

De acordo com a Polícia Militar, cerca de 60 policiais participam do ato, que não interfere no trânsito da Esplanada dos Ministérios. A PM acompanha a manifestação.

O Sindidicato dos Policiais Federais do Distrito Federal (Sindipol) informou que a ação de hoje faz referência ao quadro da "segurança pública no país, da violência epidêmica e do descaso do governo federal em solucionar os problemas".

Segundo dados do Sindipol, 92% dos homicídios no Brasil não são solucionados. "Precisamos de uma mudança profunda na estrutura das polícias em especial da PF", afirmou o presidente do sindicato, Flávio Werneck.



A classe pede a reestruturação da carreira e a recomposição salarial - em consequência de quase oito anos sem o reajuste. Os policiais federais foram os únicos que rejeitaram a proposta de 15,8% do governo federal, oferecida em 2012 e 2013.

Na quarta-feira (26/2), os policiais federais realizarão um novo ato. Em frente ao Palácio do Planalto, a categoria fará um "sombrinhaço" para denunciar as condições de trabalho dos profissionais que atuam nas zonas de fronteira e o sucateamento das delegacias regionais.

A paralisação de 48 horas faz parte Calendário Nacional de Mobilizações, proposto pela Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef). De acordo com o sindicato, 30% do efetivo continuará em atividade, conforme a determinação da lei.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação