Cidades

Nova paralisação de rodoviários deve travar trânsito nesta quarta-feira

A paralisação deve afetar principalmente moradores de Santa Maria, Gama, Paranoá e São Sebastião

postado em 25/02/2014 22:45
Os usuários do transporte público de Santa Maria, Gama, Paranoá e São Sebastião ficam sem ônibus a partir das 5h de quarta-feira (26/2). O presidente do Sindicato dos Rodoviários do DF, João Osório, explica que a medida foi tomada para cobrar da Viação Pioneira uma solução imediata em relação à situação dos empregados.

A empresa teria de pagar os direitos trabalhistas de todos os funcionários para poder demiti-los e eles, em seguida, serem contratados pela nova empresa responsável pelos coletivos daquelas regiões. A Pioneira, porém, não quitou as dívidas e os trabalhores estão impossibilitados de trabalhar. São 600 pessoas paradas em casa, sem receber salário, segundo o sindicato.

O diretor-geral do DFTrans, Marco Antônio Campanella, afirma que o governo monitora a situação de perto, e espera que a empresa e o sindicato cheguem a um entendimento o mais rápido possível. Ele ressalta que esse foi o único caso problemático na transferência entre as antigas e as novas empresas que circulam no DF. ;Quase 10 mil funcionários trocaram de patrão sem problema algum;, garante.

Osório antecipa que a paralisação começa quarta-feira - a continuidade da mobilização depende da avaliação da situação ao longo do dia. ;É um absurdo deixar todas essas pessoas sem remuneração. E o pior é que a Pioneira não aceita negociar;, destaca. Ele diz que o sindicato não tem a intenção de levar o caso para a justiça. ;Se levarmos, o caso pode se arrastar por muito mais tempo;, teme.

Por meio da assessoria de imprensa, a empresa alega que o governo havia se comprometido a arcar com as rescisões e teria desembolsado recursos para quitar as dívidas de outras empresas, como a Rápido Planaltina. Os funcionários teriam sido convocados a retomar o trabalho enquanto o impasse não se resolve.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação