Cidades

Espanha, Itália e Austrália alertam turista sobre sequestro relâmpago no DF

Os governos francês e americano também tem recomendações específicas sobre esse tipo de crime na capital federal

postado em 27/02/2014 06:01
Além de uma preocupação cotidiana para a população do Distrito Federal, os sequestros relâmpagos são vistos como problema também por governos estrangeiros, que alertam turistas que pretendem visitar Brasília. , os Estados Unidos, a Espanha, a Itália e a Austrália são outros países a recomendarem cuidado com o crime na capital federal. As informações estão contidas em longas listas de condutas de segurança sobre vários países.

Americanos e espanhóis lembram que os sequestros relâmpagos podem ocorrer a qualquer hora, em qualquer local. Italianos ressaltam que nem nos bairros de classe média-alta se está a salvo do risco. As manifestações de rua também são lembradas como potenciais riscos aos viajantes, e a dengue aparece na lista de problemas da capital.

Neio Campos, diretor do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília, ressalta ;a importância de se ter uma mensagem de segurança, de informação, mas jamais preconceituosa;. Segundo ele, decisões como a vinda para a Copa do Mundo não são tomadas de uma hora para a outra. ;Eles podem ter um medo ou precaução maior, mas isso não afeta a decisão de viagem;, aposta.

As embaixadas dos cinco países foram procuradas, mas, como funcionam em horário reduzido, nenhum contato foi possível. A respeito da reportagem do Correio de ontem, acerca das recomendações de segurança emitidas pela França, a representação do país informou que os alertas não são somente sobre o Brasil e visam alertar ;um público pouco familiarizado com os modos de vida e usos dos países evocados;.

Recomendações
Veja as orientações de governos estrangeiros para turistas que vierem
à capital federal.

Estados Unidos
; Cuidado com os sequestros relâmpagos, que podem acontecer a qualquer hora e em qualquer lugar e têm aumentado ;dramaticamente; nos últimos dois anos. A Rodoviária do Plano Piloto é uma área ;particularmente perigosa, especialmente à noite;, frequentada por traficantes e usuários. Funcionários do governo dos EUA são proibidos de irem a algumas regiões administrativas durante a noite. Em caso de manifestações, o cidadão americano deve permanecer em casa, de portas e janelas fechadas.

Espanha
; Embora seja classificada como zona de risco médio, Brasília é lembrada pelos sequestros relâmpagos, o crime mais comum no DF. Cuidado com a periferia, onde os índices de criminalidade são mais
elevados. A dengue também é lembrada, inclusive a variante hemorrágica da doença.

Austrália
; A preocupação com os sequestros relâmpagos deve existir não só em Brasília, mas no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Salvador e no Recife. Outra recomendação é evitar participar de manifestações, que podem descambar para a violência, além de interromper o transporte público e privado.

Itália
; Brasília aparece logo depois do Rio de Janeiro e do Nordeste como locais onde se deve tomar cuidado com a dengue. Quanto às medidas de segurança, o alerta é para os sequestros relâmpagos, frequentes mesmo em bairros de classe média e média-alta de todo o país.

Assista à reportagem da TV Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação