Jornal Correio Braziliense

Cidades

Jovens do antigo Caje são transferidos para nova unidade de internação

Ao todo, 87 adolescentes serão internados em São Sebastião

Um grupo de 44 internos da Unidade de Internação do Plano Piloto (UIPP), antigo Caje, foram transferidos na manhã quinta-feira (27/2) para uma nova unidade, em São Sebastião. Segundo a Secretaria da Criança, mais 43 adolescentes devem ser encaminhados para o local em 11 de março. O UIPP será demolido após a tranferência de todos os internos.

A unidade de São Sebastião foi inaugurada na semana passada. Após a transferência permanecem no antigo Caje 119 adolescentes. Eles serão transferidos para a nova unidade de internação de Santa Maria, com previsão de inauguração em março, de acordo com a pasta.

A secretária da Criança, Rejane Pitanga, informou que o Caje já foi considerado como uma das piores unidades de internação do país. "Em 2012 chegamos a 500 internos, quando a capacidade máxima é de 160. Estamos quase no final da desativação do UIPP. A ideia é que, no máximo, até o começo de abril toda a transferência seja concluída", disse.



O espaço da unidade de São Sebastião tem capacidade para receber 90 adolescentes. Em 6.200 metros quadrados de área construída serão oferecidos oficinas profissionalizantes, além de contar com uma escola, refeitórios e quadra de esportes.

A começou no final do ano passado com a transferência de adolescentes para a Unidade de Internação Provisória de São Sebastião, antigo Cesami, e para Unidade de Saída Sistemática, no Recanto das Emas. A operação possibilitou o fechamento de três módulos do Caje.


Assista à reportagem da TV Brasília

[VIDEO1]