Cidades

Bloco brasiliense anima carnaval na Embaixada da Nigéria do DF

Ao som da batucada dos Raparigueiros, representantes de 25 países dançaram a música tupiniquim

postado em 27/02/2014 23:56
O carnaval é um dos principais símbolos do Brasil mundo afora. Nasceu aqui, mas a alegria da farra ultrapassou fronteiras. A fama internacional da festa fez com que outros países também criassem o costume de comemorá-la. A Nigéria é um exemplo. Nessa época do ano, vários africanos viram foliões e vão às ruas. E para dar início às festividades, a embaixada do país sediou o grito internacional de carnaval, organizado pelo Clube Internacional de Brasília, na noite de quinta-feira (27/2). Ao som da batucada dos Raparigueiros, representantes de 25 países dançaram a música tupiniquim.



O embaixador da Nigéria, Adamu Emozozo, fez questão de ressaltar a influência da cultura brasileira no continente africano. Ele lembra da primeira vez que viu o carnaval do Rio de Janeiro na televisão, em 1977, e diz que ficou encantado. ;É muito lindo. Nossos povos têm em comum a alegria de viver;, destaca. Para ele, a festa é uma forma de aproximar as pessoas e fazer relações, tanto profissionais como de amizade. ;Todos acabam se conhecendo e criando um vínculo, uma confiança um com o outro;, acredita.

Uma das organizadoras, Cosete Ramos, considerou o evento um sucesso. ;No próximo ano pretendemos fazer de novo, mas em outra embaixada;, espera. O secretário de cultura do GDF, Hamilton da Silva, esteve presente e reforçou a necessidade de interação com culturas de outras países. ;Nossa cultura tem raízes comuns com os africanos. É importante estabelecer esse diálogo;, diz.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação