Após reclamações de moradores da Asa Norte, incomodados com os entulhos e galhos de árvores espalhados pela cidade, a Administração de Brasília montou uma equipe de limpeza que realiza, na manhã desta sexta-feira (28/2), uma operação para retirar a sujeira das ruas da região.
De acordo com a Administração, um levantamento mostrou que uma grande quantidade de entulho e galhos de árvore foram podados pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), mas não foram recolhidos. Segundo a Administração, a Novacap emprestou veículos e funcionários para a limpeza na região.
A Administração informou ainda que a operação de limpeza ocorrerá em todo o Plano Piloto. A segunda etapa está prevista para ocorrer após o carnaval, na Asa Sul. As regiões da Granja do Torto e das Vilas Planalto e Telebrasília também serão contemplados com a ação.
Denúncias
Na última terça-feira (25/2), a moradora e prefeita da quadra 214 Norte, Fernanda Mesquita, que restos de lixo e podas de árvores se acumulavam nas quadras da Asa Norte há mais de um mês. Segundo ela, o Governo do Distrito Federal (GDF) recomendou à população que colocasse o entulho na beira das pistas para facilitar o trabalho de recolhimento, mas nada foi feito.
A proximidade da quadra com o Parque Olhos D;água faz com que ratos silvestres se abriguem nos restos de poda. Além disso, há preocupação da sujeira entupir as bocas de lobo. "Não é só a 214 Norte que está suja, todas as outras quadras também. Há entulho, sofá, madeira e nada é recolhido. Eu quero minha cidade limpa", disse Fernanda.