Cidades

Cinco escolas entram na avenida nesta segunda pelo Grupo de Acesso do DF

Capela Imperial, Aruremas, Unidos do Varjão, Dragões de Samambaia e Império do Guará lutam para voltar ao Grupo Especial.

postado em 03/03/2014 15:29

Imperial, Aruremas, Unidos do Varjão, Dragões de Samambaia e Império do Guará. A festa toma conta da Passarela da Alegria a partir das 20h. A ;avenida; foi montada ao lado do Ginásio Nilson Nelson e deve atrair um público de 40 mil pessoas nas arquibancadas e camarotes nos quatro dias de desfile ; de sábado até a noite de terça-feira. Hoje, a primeira escola a entrar no sambódromo é a Capela Imperial de Taguatinga.

Por volta das 21h, será a vez da Aruremas, do Recanto das Emas. A escola de samba entrou no clima de Copa do Mundo e promete fazer um desfile em verde e amarelo. Com o samba-enredo Brasil, país do samba e do futebol, a agremiação desfila com 532 componentes, três carros alegóricos e 80 pessoas na bateria. A escola foi fundada em 1997 e carrega no histórico dois prêmios ; o primeiro, em 2003, quando passou de bloco para o Grupo de Acesso, e o segundo, em 2008, quando subiu para o grupo especial.

Inspirada no clássico livro de Antoine de Saint-Exupéry, a Unidos do Varjão planeja apresentar um festival de cores na Passarela da Alegria, a partir das 22h. O samba-enredo que guia o desfile é O Pequeno Príncipe no planeta do carnaval. De acordo com o diretor administrativo, Igor Gustavo Caldas, a escola traz mensagens de simplicidade, da importância das pequenas coisas na vida e do essencial que é invisível aos olhos. A Associação Recreativa e Cultural Unidos do Varjão, nome oficial da agremiação, desfila com 450 componentes, 2 carros alegóricos, um tripé e 50 ritmistas. ;Nossa expectativa para este ano é muito boa, porque como é um tema muito alegre, as fantasias são bem coloridas;, declara o diretor.

Leia mais notícias de Cidades

A quarta agremiação que deve agitar o público de Brasília passará pelo sambódromo às 23h. A Dragões de Samambaia desfila com três carros alegóricos e 500 componentes. Com o enredo Artesanato, nossa vida, nossa gente, o grupo pretende fazer uma homenagem aos artistas do país. ;Vamos contar a história do artesanato desde o tempo das cavernas, do índio, das regiões do país. A gente fala sobre a cultura de Cavalcanti, mestre Vitalino e também do artesanato com reciclagem. É um enredo patriota, homenageando os artesãos do Brasil;, explicou Vicente Bezerra, presidente da agremiação de Samambaia.

A última a se apresentar hoje será a Império do Guará. A escola de samba traz o tema A maravilhosa e delirante viagem ao encantador mundo das ilusões, sobre o mundo de fantasias da criançada. Serão três carros alegóricos e cerca de 580 passistas desfilando, entre eles, 200 pequenos foliões, a partir de 12 anos. A apresentação começa por volta de meia-noite. ;Faremos um desfile muito bonito. Vamos trazer personagens como Capitão Gancho, Sininho, Chapeleiro Maluco. Vai ser muito divertido;, garante o presidente da agremiação, Mário Santos. A rainha do carnaval de Brasília, Veruska Souza, é a rainha da bateria da escola de samba. Ela estará vestida de fada madrinha e será uma das principais atrações da agremiação.

E amanhã é o grande dia. O desfile do Grupo Especial terá início às 20h. As principais escolas de samba da capital desfilam em busca do título. Entram na avenida, respectivamente, Unidos da Vila Planalto/Lago Sul, Aruc, Acadêmicos da Asa Norte, Bola Preta de Sobradinho e Mocidade do Gama.

[FOTO2]

Com informações de Roberta Pinheiro e Mara Puljis

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação