Cidades

Carnaval no DF termina com um homicídio e 28 furtos nos locais de folia

Para coronel da PM, o número de furtos deve-se a "falta de cuidado dos foliões"

postado em 06/03/2014 12:11

Um homicídio e 28 furtos foram registrados nos locais de folia, durante os quatro dias do carnaval de 2014, de acordo com o balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), nesta quinta-feira (6/3). Segundo o balanço, foram dez furtos a mais nas áreas de festa do que no mesmo período do ano passado.

Em todo o DF, contudo, a pasta registrou uma queda no número de furtos registrados durante o carnaval. Este ano foram feitas 309 ocorrências deste tipo de crime, contra 353 no mesmo período do ano passado. O coronel Jailson Ferreira, chefe do Departamento Operacional da Polícia Militar, garante o bom desempenho dos militares e culpa os foliões pelos furtos ocorridos. "Durante os quatro dias, o policiamento foi bem distribuído para garantir a segurança dos foliões. O que acarretou os furtos foi a falta de cuidado dos foliões", disse.

A secretaria não registrou nenhuma morte em locais de festa no ano passado. Já o número de assassinatos em todo o DF sofreu queda: foram 9 ocorrências este ano contra 13 no mesmo período do ano passado . As tentativas de assassinato também caíram: em 2013 tiveram 26 contra 23 ocorrências registradas este ano. As tentativas de homicídio em locais de folia também diminuíram; foram duas no ano passado, contra 1 em 2014.


De acordo com o balanço, feito entre às 6h do dia 1; até às 23h59 do dia 4 de março, 400 mil pessoas transitaram nos 69 eventos de carnaval do DF. Nos principais blocos, a média de foliões foi 200 mil. Ao todo, a PM contou com um efetivo de 5 mil militares - o número de policiais em dias normais é de 2.500. Os PMs foram divididos de acordo com a demanda e em turnos. No período da noite, o número de policiais aumentou.

Trânsito

Segundo balanço, durante o carnaval de 2014, houve quatro acidentes com vítima fatal no Distrito Federal. Já no mesmo período do ano passado, não foi registrado nenhum acidente com morte.

Assista à reportagem da TV Brasília

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação