Cidades

Motociclistas se reúnem mensalmente para rezar e pedir proteção

Além da cerimônia de bênção aos capacetes, os participantes reforçam valores do grupo

postado em 09/03/2014 07:56
Mais de 200 motociclistas e familiares se reúnem no Park Way uma vez por semana

Capacetes em punho, jaquetas de couro, lá vêm eles. Embalados pelo roncar do motor, alguns exibem longos cabelos, outros deixam as tatuagens à mostra. Não vão para um show de rock, tampouco para um encontro de motociclistas. A reunião será para ouvir a palavra de Deus. Uma vez por mês (toda última quinta-feira), cerca de 200 pessoas se reúnem para assistir ao MotoCulto, uma celebração religiosa voltada a esses aventureiros das estradas, com direito a pastor e bênção de capacetes. Atualmente, o encontro acontece em um galpão da Vila da Graça, uma espécie de igreja improvisada no Park Way. Os integrantes também participam de encontros semanais voltados às orações e ao estudo da Bíblia.


O pastor André Fernandes, 50 anos, mais conhecido como Geleia, é quem comanda o encontro. Ligado à Igreja Batista Cristã, ele também está à frente do Esquadrão de Cristo, um grupo de motociclistas cristãos criado há nove anos é responsável por organizar as celebrações. ;É um culto feito por motociclistas e para motociclistas. É algo muito livre. Louvamos com músicas e a palavra é contextualizada para o grupo;, explica. Após os MotoCultos, os participantes se reúnem em atividades externas. ;Falamos da vida, da família, da nossa moto e das nossas viagens;, arremata Geleia.

Qualquer pessoa, independentemente da religião, é bem-vinda aos encontros. É o caso do bancário Luciano Hofstatter, 38 anos, integrante do Motoclube Abutres. Ele casou-se durante um MotoCulto. A cerimônia aconteceu em 2013 durante o Moto Capital, um dos maiores eventos do gênero no mundo, promovido anualmente em Brasília. ;Minha mulher é evangélica, mas eu não. Acredito em Deus. Assisto aos cultos de vez em quando. Lá, fala-se a nossa língua. O pastor aproxima as passagens bíblicas do universo das estradas. Isso é muito legal e você não vê em nenhuma outra igreja;, comenta.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação