Cerca de 200 feirantes da Feira dos Importados de Taguatinga bloqueiam os dois sentidos da Elmo Serejo desde o início da manhã desta terça-feira (11/3), em protesto contra o fechamento de todos os 445 boxes interditados na segunda-feira (10/3) pela Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) . Por volta de 13h, a avenida continuava bloqueada nos dois sentidos. Uma estimativas do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) mostra que o congestionamento começa na Estrata Parque Taguatinga (EPTG).
Para controlar o fluxo de carros, o Detran fechou a Elmo Serejo na altura do viaduto que liga a Elmo Serejo à Samambaia. Motoristas que tentam ir para o Plano Piloto precisam desviar por dentro de Samambaia ou pela QNL.
Representantes da Coordenadoria de Cidades da Casa Civil e da Secretaria de Governo estão no local para tentar uma negociação com os feirantes. A intenção é levar uma comissão de manifestantes para Secretaria de Governo, mas os feirante alegam que só vão liberar as vias depois que a Agefis reabrir a feira. Nenhum acordo foi feito ainda.
No início do protesto, o grupo havia fechado apenas a via sentido Planao Piloto, o que provocou um congestionamento por volta das 8h. Por volta das 10h, os manifestantes armaram uma tenda no meio da pista no sentido Plano Piloto-Taguatinga.
Segundo a Agefis, a feira foi interditada porque os boxes não estão regularizados. Segundo o órgão, há quase um ano os feirantes foram notificados para que providenciassem a licença de funcionamento.
Os manifestantes confessam que as bancas não têm alvará de funcionamento, mas alegam que trabalham no local há muito tempo e que nunca foram notificados pela Agefis. Há cerca de 3 mil feirantes.