Cidades

Entidades e lideranças comunitárias vão se mobilizar contra o projeto PPCub

A criação de novas quadras no Setor Sudoeste e na Asa Norte são alguns dos temas mais polêmicos

Renata Rusky
postado em 17/03/2014 06:01

O servidor público Acioli de Olivo defende a criação de garagens subterrâneas na Esplanada, proposta incluída no projeto de lei

Na tentativa de reverter a aprovação do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub), entidades da sociedade civil planejam uma grande mobilização contra a proposta. Hoje, representantes do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-DF) e da Universidade de Brasília (UnB) vão entregar ao Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) os votos contrários ao texto. Líderes comunitários também questionam a rapidez com que a proposta foi aprovada. Alegam que faltou diálogo com a sociedade.

O presidente do IAB-DF, Thiago de Andrade, explica que o instituto e a UnB querem deixar registrada a posição sobre a aprovação do plano, na última sexta-feira. ;Vamos marcar a nossa indignação. Temos o direito de apresentar o voto por escrito e é isso que vamos fazer. A Sedhab (Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação) abriu mão do seu papel, que seria de apresentar um projeto finalizado, e delegou aos conselheiros uma função que seria de responsabilidade técnica. O texto não foi apresentado de forma concisa;, reclama.



Na próxima quarta-feira, as planilhas serão votadas e, depois disso, o texto pode seguir para apreciação dos deputados distritais. Integrante do Movimento dos Urbanistas Por Brasília, Cristiano Nascimento diz que a maior preocupação é que o plano seja aprovado pela Casa da forma como está. ;Não está tudo concluído, principalmente as planilhas, que detalham todas as regras para uso do solo na área tombada. Colocar para votação no Conplan foi uma falta de respeito e de conhecimento, uma forma de cancelar todo o trabalho que foi feito por muito tempo. Desde janeiro, há uma pressão para que o plano seja aprovado. Entendemos que isso foi uma forma de encerrar;, diz.


A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação