Jornal Correio Braziliense

Cidades

Opinião: o PPCub compromete vazios que exigem preservação




Do outro lado da trincheira estão representantes do Instituto dos Arquitetos do Brasil, do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal e da Universidade de Brasília, além de cidadãos que se manifestam em favor da preservação da cidade. Esse grupo repudia o açodamento das propostas em elaboração do Conplan e considera nocivos os interesses que movem os próceres do PPCub. Acreditam que uma proposta com desdobramentos inequívocos sobre o tombamento de Brasília precisa necessariamente passar por respaldo técnico e não pode ficar exposta à influência política, ao poder econômico e a interesses imediatistas.



[SAIBAMAIS]Nesse contexto, é evidente que o PPCub enfrenta grave problema de legitimidade. Um documento ainda em fase preliminar, a ser apresentado à Câmara Legislativa, demonstra sinais preocupantes de desequilíbrio e tendencionismo. Esse sentido de urgência na aprovação das propostas, em ano eleitoral, compromete a qualidade das análises e abre risco para consequências nefastas à qualidade de vida de Brasília.

Como o debate está em aberto, convém lembrar que o passado, o presente e o futuro formam o tripé de toda civilização. Sabemos que Brasília não é mais a mesma de 10 anos atrás. Se não houver cuidado e parcimônia, a capital corre o risco de ficar como a celebridade que, de tantas intervenções plásticas, se tornou irreconhecível.

Assista à reportagem da TV Brasília

[VIDEO1]