Cidades

Manifestantes voltam a pedir melhorias no transporte público no DF

Segundo uma manifestante, o problema começou quando um ônibus quebrou na saída do Gama

postado em 19/03/2014 08:30

Aproximadamente 300 pessoas bloqueiam o trânsito
No terceiro dia consecutivo de protestos por melhorias no transporte público no Distrito Federal e Entorno, passageiros fecharam a principal saída do Gama, na DF-480, complicando o acesso ao Plano Piloto. A manifestação começou às 7h desta quarta-feira (19/3) e contou com aproximadamente 300 pessoas, segundo a Central Integrada de Atendimento e Despacho da Polícia Militar (Ciade). Por volta das 9h30 o grupo começou a se disperssar e a pista foi liberada após acordo.

Mais cedo, agentes do Detran desviaram o trânsito para a DF-475, na saída que dá acesso ao Recanto das Emas. O trânsito ficou complicado na via.

A manifestação começou no início da manhã

Segundo uma manifestante, o problema começou quando um ônibus que saía do Gama com destino a Taguatinga quebrou na saída da cidade. Os passageiros desceram, fecharam as faixas da pista e iniciaram o protesto. Com o trânsito parado, passageiros de outros coletivos também desceram e aumentaram o grupo. De acordo com o tenente Mendes, da Polícia Militar, a manifestação é legítima e pacífica.

Os passageiros reclamam que, ao contrário de Santa Maria, a região do Gama não recebeu ônibus novos e eles quebram com frequência. O diretor técnico do DFTrans Lúcio Lima, que tentou negociar com manifestantes, propôs que até dia 31 de março haverá reforço de mais 10 coletivos para atender os moradores.

[SAIBAMAIS]Semana cheia
Outros dois protestos por melhorias no transporte marcaram a semana. Na manhã de segunda-feira (17/3), moradores bloquearam a BR-040 em vários pontos em protesto pelo mal serviço prestado por companhias de transporte público do Entorno, principalmente Luziânia, Valparaíso e Cidade Ocidental. Pelo menos seis ônibus foram danificados, quatro deles foram incendiados.

Na terça-feira (18/3) a manifestação ocorreu na Cidade Ocidental (GO) e chegou a fechar parte da via. De acordo com a Polícia Militar, usuários do transporte reclamavam sobre a falta ônibus para atender a população da região. Os rodoviários também participaram do movimento e seguiram até a garagem da Viação Anapolina (Vian) para pedir por melhores condições de trabalho.

Solução longe

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que a partir de abril irá abrir uma licitação para que quatro empresas comecem a operar os ônibus em todo Entorno do DF. Novas empresas passarão a atuar no começo de 2015.

Com informações de Lorena Pacheco e Roberta Machado

Assista à reportagem da TV Brasília


[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação