Cidades

Jardins Mangueiral oferece horta orgânica, aulas de teatro e culinária

Espaço oferece à comunidade cursos gratuitos de práticas de excelência ambiental, como compensação aos danos causados pela criação do bairro Jardins Mangueiral

postado em 21/03/2014 06:05

Para Eduardo Brandão, é preciso incentivar práticas menos danosas

Telhado verde, cozinha sustentável, aproveitamento de água da chuva e da luz solar. A compensação ambiental vai muito além do reflorestamento de uma área degradada ou da criação de um parque. Pode gerar conhecimento e difundir técnicas desenvolvidas em sintonia com a natureza. Um dos exemplos dessa iniciativa no DF está no bairro residencial Jardins Mangueiral, em São Sebastião. O espaço foi aberto à comunidade em outubro do ano passado como forma de reparação pela criação do novo setor, parte do programa Morar Bem.

No centro, a população tem acesso a cursos como de teatro ambiental e de horta orgânica. O espaço em si gera aprendizado. Foi construído com restos de material do antigo Mané Garrincha, com madeira de reflorestamento e tem ainda um telhado verde. A presença de vegetação em cima da construção proporciona um ambiente mais arejado sem o uso de ventiladores ou de ar-condicionado. Dentro de cada sala de aula pensada para tornar o ambiente mais agradável sem o gasto excessivo de energia elétrica, os alunos aprendem mais técnicas sustentáveis. Eles podem escolher entre as práticas de cozinha sustentável, informática básica, horta orgânica e teatro ambiental. E tudo isso sem cobrar nada da população. A dona de casa Rosa Souza, 37 anos, moradora de São Sebastião, jamais imaginou que poderia fazer uma torta salgada com a parte branca da melancia que seria jogada fora. ;Estou adorando tudo isso, é uma ótima iniciativa;, comentou.

Leia mais notícias em Cidades

Rosa se inscreveu no curso, que teve início em fevereiro deste ano e dura dois meses, depois de fazer um trabalho de pesquisa sobre o meio ambiente. Assim como ela, qualquer pessoa pode participar, basta colocar o nome na lista de espera, porque as vagas para o próximo curso já foram preenchidas. ;Aqui, fazemos o aproveitamento total dos alimentos. Usamos talos, cascas e caroços;, explicou a nutricionista Joziane Sobrinho. As aulas ocorrem toda semana, às quartas-feiras.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação