O prédio da Unidade de Internação do Plano Piloto (UIPP), antigo Caje, será demolido no próximo sábado (29/3). A Secretaria da Criança vai concluir o último processo de desocupação do prédio nesta quarta-feira (26/2).
Cerca de 100 menores que ainda cumprem medida de internação serão transferidos para novas unidades em São Sebastião, Recanto das Emas e Planaltina. Desde 1976, quando foi fundado o local, dois servidores e 30 adolescentes morreram no local.
[SAIBAMAIS]Segundo a Secretaria de Estado da Criança do DF, a superlotação sempre foi um fator presente na unidade. "Mesmo com a transferência de alguns jovens para outras unidades, a proporção ainda é de superlotação. Nós chegamos a ter 450 adolescentes, sendo 300 sentenciados e 150 provisórios. Esses 150 ficavam num espaço onde cabiam 23 pessoas. Hoje, temos 60 quartos, para 211 pessoas, que dá uma média de três em cada cômodo", explicou o diretor da UIPP, Renato Villela de Souza.
De acordo com o GDF, a falta de espaço no Caje, causada pela superlotação, é agravada pelas péssimas condições de conservação das instalações. O GDF explicou ainda que não há ventilação, falta pintura nas paredes e, mesmo com a higienização frequente, o cheiro forte insiste. A demolição ocorrerá às 9h, com a presença do Governador Agnelo Queiroz.
A primeira etapa de desativação da UIPP começou no final de 2013 com a transferência de adolescentes para a Unidade de Internação Provisória de São Sebastião, antigo Cesami, e para Unidade de Saída Sistemática, no Recanto das Emas. A operação possibilitou o fechamento de três módulos do Caje.