Cidades

CEB abre três comportas em barragem do Lago Paranoá devido à chuva

Companhia explicou que a abertura é normal e acontece quando o volume de chuva aumenta muito e a usina não pode absorver todo a água

postado em 24/03/2014 21:32

Usina do Paranoá abastece, em pico de produção, cerca de 3% da população do DF

A Companhia Energética de Brasília abriu três comportas na barragem do Lago Paranoá devido a quantidade de chuvas que caiu no Distrito Federal nos últimos dias. A abertura foi necessária, pois o lago atingiu o limite considerado seguro.

A CEB explicou que na manhã desse domingo (23/3), o primeiro compartimento de 40 centímetros foi aberto para dar vazão ao grande volume de água. Com o aumento das chuvas nesta segunda-feira (24/3), foi necessário a abertura de outros dois. No momento, as três comportas estão abertas em 60 centímetros.



A usina do Paranoá abastece, em pico de produção, cerca de 3% da população do DF. Essa energia é injetada na CEB Distribuição que escolhe o destino entre três diferentes regiões do DF: Lago Sul, Paranoá ou Esplanada dos Ministérios.

Esta é a primeira abertura das comportas neste ano. Em 2013 houve o mesmo procedimento em fevereiro. A CEB explicou que a abertura é normal e acontece quando o volume de chuva aumenta muito e a usina não pode absorver toda água. Caso o volume de chuva caia, os compartimentos poderão fechados nos próximos dias.

Assista à reportagem da TV Brasília

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação