postado em 25/03/2014 06:02
As discussões sobre o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub) ganham hoje um novo capítulo, longe de ser o último. Apesar da pressão contra o projeto, à tarde, o Conselho de Planejamento Urbano e Territorial do Distrito Federal (Conplan) deverá aprovar o parecer elaborado pela câmara técnica do colegiado sobre os detalhamentos e as normas de exploração da poligonal tombada de Brasília. Para qualquer mudança nas regras de uso da zona protegida, é preciso que o projeto de lei analisado pelo conselho seja aprovado pela Câmara Legislativa. Por se tratar de um assunto de alto potencial de desgaste e polêmica, dificilmente os parlamentares discutirão o plano em ano eleitoral.
Leia mais notícias de Cidades
[SAIBAMAIS] As alterações propostas pelo grupo técnico serão conhecidas em apresentação antes da votação dos 26 conselheiros. Apesar da dilatação do prazo para análise das planilhas, os representantes de entidades de perfil técnico devem manter o voto contrário à aprovação do projeto. ;Vamos nos posicionar criticamente;, avisou o presidente da seção local do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-DF), Thiago de Andrade. Os opositores defendem uma revisão ampla do PPCub e a redação de um novo projeto de lei.
Na pauta do Conplan, estão resoluções do PPCub que podem transformar a área central da capital. Conforme o texto aprovado pelo mesmo colegiado em meados de março, fica aberta a possibilidade de construção de estacionamentos subterrâneos no gramado da Esplanada dos Ministérios. As planilhas devem detalhar também os parâmetros urbanísticos da 901 Norte. Ao contrário da proposta inicial, a nova quadra não permitirá arranha-céus nem exploração pelo ramo hoteleiro.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.