Cidades

Após 6 anos, UnB promete lançar concurso para técnicos de anatomia

A Universidade de Brasília informou que abrirá um certame, que já havia sido adiado no ano passado, no fim deste ano

postado em 25/03/2014 16:19
Músicos abraçaram a causa dos estudantes e participaram do protesto
A campanha dos alunos da Universidade de Brasília (UnB) para a contratação de novos técnicos para o laboratório de anatomia ganhou força após uma foto dos integrantes da banda Guns N;Roses invadir as redes sociais. A imagem, que mostra os músicos posando ao lado de uma professora da instituição segurando cartazes com os dizeres "anatomia na prática" e "anotojá", teve mais de 1,2 mil curtidas no Facebook, além de quase 300 compartilhamentos. A notícia, divulgada nessa segunda-feira (24/03) quando os roqueiros visitaram o campus, foi publicada com pelo Correio Braziliense.


Após a divulgação nas redes sociais, a direção da instituição informou que o concurso para efetivação de novos profissionais, que estava prevista para ocorrer em 2013, deverá acontecer até o fim deste ano. A banda encontrou o local com as portas fechadas, devido a falta de efetivo. No entanto, uma professora da instituição, ao se deparar com a situação abriu o museu e guiou o grupo na visita.

"É importante resolver a questão da falta de pessoal antes da Copa do Mundo, porque, do mesmo jeito que o Guns, encontrou o museu em uma página na internet, outros turistas podem ter o mesmo interesse em visitar a unidade", disse Selma Oliveira, coordenadora da área de morfologia da UnB.

[SAIBAMAIS]O problema colocado em evidência com a visita dos músicos norte-americanos afeta alunos dos cursos de medicina, enfermagem, nutrição, farmácia e odontologia, além de prestar apoio para matérias específicas de anatomia artística, entre outras. A falta de técnicos em anatomia responsáveis por manusear as peças nos laboratórios fez, inclusive, com que algumas as aulas fossem suspensas neste semestre.

"É preciso contratar dois técnicos e um professor para responder pelo instituto perante o Ministério Público, a diretoria da universidade está empenhada para resolver a questão, mas nos deparamos com questões burocráticas, uma vez que não há código de vaga definido para abrir concurso para técnico de anatomia e necropsia", concluiu Selma.

Segundo a coordenadora do Museu de Anatomia Humana, Jussara Ferreira, a carência de profissionais não é novidade. "Desde 2008 pedimos técnicos na área de morfologia, no entanto, não tivemos retorno e, por isso, as aulas tiveram de ser suspensas", disse. A professora acrescentou que, nos últimos anos os docentes se revezaram para manusear os equipamentos dos laboratórios. A medida, contudo, sobrecarregava os profissionais da educação. "O curso de medicina exige 70% de aula prática. Já os demais, como enfermagem, precisam de 50%", completa.

A docente diz ainda que a UnB está envolvida em diversos projetos de saúde, orientando a população. Essas ações, segundo Jussara, também acabam sendo prejudicadas.

Ivan Camargo, reitor da UnB, conta as vagas foram extintas pelo Ministério da Educação (MEC), agora a universidade tenta resolver a questão. "Uma das alternativas seria fazer uma parceria com o nosso hospital universitário e remanejar dois profissionais para assumir o laboratório", ressaltou.

Dia de rock
A visita ilustre dos roqueiros pegou alunos e professores de surpresa. O passeio pela universidade não durou mais que 30 minutos, mas foi o suficiente para a banda tirar dúvidas sobre peças e equipamentos. O vocalista Axl Rose não compareceu, mas a presença do restante da banda foi suficiente para juntar dezenas de fãs na porta do museu. O assunto tomou conta das redes sociais.

Após visitar a universidade, os integrantes foram para o Templo da Boa Vontade, onde percorreram os ambientes do Templo da Paz, caminharam na espiral e conheceram a Sala Egípcia, acompanhados por produtores e integrantes da equipe que auxiliam os músicos no país.

A banda conheceu o Templo da Boa Vontade na tarde dessa segunda-feira

Sobre o museu
Aberto ao público há pelo menos 30 anos, o Museu de Anatomia Humana da Universidade de Brasília (UnB) atendia, até o início do ano, a comunidade do Distrito Federal prestando orientações na área da saúde. Projetos itinerantes, de extensão e grandes eventos faziam parte da agenda da unidade, que fica localizada no campus Darcy Ribeiro. O local conta com peças únicas, que servem como apoio para educação de futuros médicos e enfermeiros, por exemplo. Os monitores, compostos quase que em sua totalidade por voluntários, acompanham crianças dos níveis fundamental e médio em uma verdadeira viagem ao corpo humano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação