A União de Transporte Brasília Limitada (UTB) irá operar na Ocidental e em Valparaíso com 79 carros, enquanto a Viação Capital LTDA no Novo Gama e Luziânia terá 131 carros.
Esses veículos substituirão 210 ônibus da Viação Anapolina, que tem uma frota de 559 ônibus. A ANTT informou que os veículos da nova frota têm cinco anos de fabricação e irão amenizar a superlotação dos carros da Anapolina, que tem média de vida de 10 anos. Duas novas empresas já estão circulando em caráter liminar: Grande Brasília e G20 operam 97 ônibus no Entorno Sul.
Sônia Haddad, responsável pela Superintendência de Serviços de Transporte de passageiros (Supas) informou que a Anapolina apresentou um serviço deficiente. "Agora essa operação será compartilhada entre cinco empresas. Se a Anapolina não melhorar no que diz respeito a prestação de serviços ela pode perder 100% da concessão."
As duas empresas atuarão em cárater emergencial até o último dia de 2014. Em abril, será lançada uma licitação para a escolha de empresas definitivas.