Um avião da companhia Avianca que vinha de Petrolina (PE) fez um pouso forçado, no fim da tarde desta sexta-feira (28/3), no Aeroporto Internacional de Brasília. A aeronave pousou de barriga porque o trem de pouso dianteiro não abriu. Os passageiros tiveram que deixar a aeronave por meio de rampas infláveis. A interdição da pista onde houve o pouso acarreta atrasos no fluxo do aeroporto.
A equipe do Corpo de Bombeiros do terminal foi acionada. Os socorristas despejaram jatos de espuma para evitar um eventual incêndio ou explosão. Ninguém se feriu.
A aeronave está pousada de barriga na cabeceira da segunda pista ; a mais nova. Trata-se de um antigo Fokker 100, rebatizado de MK-28 pela Avianca. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), havia 49 pessoas a bordo - 44 passageiros e cinco tripulantes.
A assessoria de comunicação da Inframérica, empresa que administra o aeroporto, confirmou o ;pouso forçado;, sem dar detalhes. Informou apenas que ;foram tomadas as providências de emergência necessárias; e que não houve vítimas.
Segundo nota da Avianca, o pouso forçado ocorreu por volta de 17h40. O comunicado informa que "todos os passageiros foram desembarcados e transportados, em ônibus, até o terminal. Após o desembarque, alguns passageiros optaram por seguir em suas conexões".