Cidades

Temperatura deve cair ao longo da semana, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia prevê mais chuva e forte névoa sobre a cidade nos próximos dias

postado em 28/03/2014 08:00
Mais chuva e neblina. Essa é a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia para a próxima semana. Ontem , a área central de Brasília amanheceu encoberta. Uma densa névoa branca comprometeu a visibilidade de monumentos, como a Torre de TV, o Congresso Nacional e outras edificações. A umidade relativa do ar chegou a 100% nas primeiras horas do dia, quando os termômetros registraram 17;C ; um grau a mais do que os dias 9 e 13, os mais frios deste mês.

Especialistas esclarecem que tal panorama é influenciado pela grande quantidade de chuva na Região Centro-Oeste desde domingo passado. Até agora, a estação do Inmet localizada no Sudoeste registrou 316,7 mm3 de precipitação ; 75% a mais que a média mensal para o período. Hoje, a previsão de mínima é de 18;C, enquanto a de máxima varia entre 24;C e 26;C.

Segundo o meteorologista do instituto Mamedes Luiz Melo, a circulação de ventos vindos do Oceano Atlântico também influencia o frio. ;Eles (ventos) trouxeram ainda mais umidade para a região. Além disso, as chuvas fizeram com que tivéssemos registros altos. Normalmente, chove, neste mês, algo em torno de 180mm;. Estamos num padrão bem acima;, justificou. Na última quinta-feira, os termômetros chegaram à mínima de 19;C e máxima de 23;C. A umidade relativa do ar, por sua vez, variou entre 80% e 100%.

As diaristas Eva Maria da Silva, 42 anos, e Antônia Gomes, 28 anos, saíram de Ceilândia às 6h30 ontem. Se aprontaram com guarda-chuvas, casacos e calças jeans para se protegerem do frio. ;Era o jeito. Ainda mais porque era uma água só. Agora, já está calor de novo. Tive que dobrar a blusa porque não estou com nenhuma outra por baixo;, disse Eva. ;Mas, daqui a pouco, o clima vira de novo. Brasília é assim mesmo;, completou a cunhada Antônia.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação