Após vários casos de roubo e furtos em veículos na Universidade de Brasília (UnB), a Polícia Militar e o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) retomaram, nesta segunda-feira (31/3), uma ação preventiva no campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte. Segundo a PM, a partir de hoje, serão destacados 38 policiais e 16 viaturas, que atuarão em três turnos, das 7h às 23h, em pontos estratégicos da universidade.
A operação nos estacionamentos públicos e nas vias de acesso à universidade visa diminuir os índices de furto em veículos e orientar sobre regras de trânsito e sobre uso de estacionamentos públicos. De acordo com a PM, até sexta-feira (4/4) os policiais vão monitorar os pontos mais perigosos para então redistribuir o policiamento, conforme as necessidades de cada área. Os pontos considerados mais vulneráveis foram o ICC Norte e Sul, a Faculdade de Educação, a Biblioteca Central e os Pavilhões Anísio Teixeira e João Calmon.
O major André Luiz, subcomandante do 3; Batalhão de Polícia Militar, responsável pela área, informa que a operação deve durar um mês. ;Há um alto índice de furtos de pertences dentro dos veículos. Muitas pessoas deixam os carros abertos ou permanecem no interior deles sem a devida atenção. Precisamos conscientizar a comunidade acadêmica sobre isso;, explica.
A iniciativa atende à solicitação da administração da UnB que, no último 13 de março, esteve reunida com o secretário de Segurança do Governo do Distrito Federal, e representa continuação da Operação Ethos, realizada em outubro, após audiência pública sobre segurança no campus
Furtos
Na manhã desta segunda-feira (31/3) um laptop e uma mochila foram furtadadas dentro do departamento de arquitetura da universidade. Como a área interna é federal, a polícia não pôde atuar. Niguém foi preso.
Em 2013, foram registradas 1.027 ocorrências no campus, segundo dados da Secretaria de Segurança. A maioria dos casos diz respeito a furtos diversos e, especificamente, de dentro de veículos. Embora a situação demande atenção, os números dos dois primeiros meses de 2014 apontam para uma redução de 53% em relação a furtos diversos e de 25% em relação a furtos em veículos na UnB.
[SAIBAMAIS]Sequestro relâmpago na UnB
Há menos de uma semana, no campus. Ela estava em um Citroem/C3 preto, no estacionamento do ICC (Instituto de Ciências Centrais) Norte, na noite de terça-feira (25/3), quando foi abordada por três homens.
Eles dirigiram o carro com a vítima rendida até uma estrada de terra no Park Way, próximo à entrada de Águas Claras. No local, roubaram o carro, o celular, relógio, R$ 150 em dinheiro da estudante e deixaram-na no matagal. A aluna ressaltou em entrevista ao Correio que os roubos a veículos são frequentes na universidade.
Com informações de Roberta Machado
[VIDEO1]