postado em 01/04/2014 06:04
Depois de mais de um ano de prazo para o recadastramento biométrico, muitos brasilienses deixaram para última hora e enfrentaram longas filas e horas de espera para regularizar a situação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Houve também tumulto e confusão. As senhas foram entregues até as 18h de ontem, mas os servidores estenderam o expediente e trabalharam até as 23h59. Tudo para atender a demanda dos eleitores. Da manhã à tarde de ontem, 15 mil pessoas fizeram o recadastramento. O TRE garante que o prazo não será prorrogado. E quem estiver em situação irregular tem até o mês que vem para solicitar a regularização. Só vota nas eleições de outubro os que tiverem passado pela biometria.
Leia mais notícias de Cidades
[VIDEO1]
No cartório eleitoral da 510 Norte, algumas pessoas ficaram irritadas com o encerramento da distribuição de senhas. Houve empurra-empurra e os portões precisaram ser fechados. ;Pararam de distribuir as senhas às 14h30, sendo que deveriam esperar até as 18h. Aí deu briga. Comecei a filmar tudo e um dos funcionários tentou pegar o meu celular;, contou Guilherme de Castro, 20 anos. Um outro eleitor, que estava no local, registrou pela câmera do celular o mesmo servidor mandando beijos, em tom de deboche, para quem tinha ficado do lado de fora. E ainda dizendo a uma das eleitoras: ;Vá, minha senhora, lavar panela!”.
A chefe do cartório eleitoral da 510 Norte, Sandra Gonçalves, diz que, se houver alguma queixa formal, a situação será apurada. ;Obviamente que não apoio esse tipo de comportamento, mas muitos eleitores são desrespeitosos. Os meninos que ficam na triagem passam o dia inteiro ouvindo palavrões. As pessoas xingam mesmo quando não conseguem o que querem. Eu peço desculpas, mas esse não é um comportamento normal, muito menos apoiado pela direção;, ressaltou. No cartório, um aviso curioso na parede com os dizeres: ;Sorria, você deixou para o último dia.;
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.