postado em 01/04/2014 19:30
Os deputados distritais fecharam acordo hoje para concentrar as votações na Câmara Legislativa somente às terças-feiras. A negociação faz parte de uma estratégia da Mesa Diretora para tentar salvar o trabalho em plenário em ano eleitoral. Em 2014, desde a retomada das atividades, em fevereiro, houve quórum (13 dos 24 parlamentares) apenas em dois dias de trabalho, quando foram aprovados créditos suplementares para o Executivo.
"As sessões de quarta e quinta ocorrerão normalmente, mas vamos concentrar as votações nas terças", disse o presidente da Casa, Wasny de Roure (PT). Apesar do acordo, firmado com a maioria dos deputados em reunião à tarde, não houve quantidade mínima suficiente de deputados em plenário para votações nesta terça.
Para garantir transparência, Wasny propôs a divulgação diária das folhas de presença no site da instituição. "Tem gente que nem aparece, que assina a lista e vai embora. Isso é constrangedor e está afetando a credibilidade da Casa", diz.
Os parlamentares receberes R$ 20 mil por mês para participar dos encontros deliberativos três vezes por semana. No entanto, até o momento não aprovaram nenhum projeto de autoria própria. "Ou o que os parlamentares apresentaram não é relevante ou isso daqui é um faz de conta", concluiu o presidente da Casa.
Com informações da coluna Eixo Capital