Luiz Calcagno
postado em 02/04/2014 06:01
Casas ecológicas, bonitas e tecnológicas. Esse é o conceito apresentado pela mostra de tecnologia residencial Casa Viva. O evento, aberto ao público a partir de amanhã no Pontão do Lago Sul, exibirá duas residências em aço, vidro e painel wall para a visitação. A ideia é mostrar espaços feitos com materiais sustentáveis e reutilizáveis, automatizados e que unem funcionalidade e decoração. Elaborado pelos arquitetos Gregório e Olímpia Repsold, de Vitória (ES), um dos cenários simula um imóvel em que luzes, cortinas ou persianas, sistema de ar condicionado e eletrodomésticos estão ligados entre si por cabos.
Os arquitetos brasilienses Sérgio Parada e Rodrigo Biavati ficaram responsáveis pela segunda residência, que mostra as tendências mais modernas de informatização e automação de ambientes. A iluminação, os eletrodomésticos e outros equipamentos estão ligados via wireless e conectados a um programa de computador. O software tem reconhecimento de voz e interage com o morador a partir de um personagem virtual na tevê ou no celular. A figura desperta o proprietário pela manhã, apaga e acende as luzes, tranca as portas e avisa caso uma câmera de segurança detecte movimentos.
Smartphones e tablets interagem com os sistemas das casas. Os equipamentos monitoram remotamente o local, e o avatar entra em contato com o proprietário para avisá-lo sobre quem chegou, se alguém tocou a campainha ou se detectar algum incidente. ;Nós estamos mostrando projetos viáveis, com equipamentos que já existem. Nossos cenários serviram de laboratório para estudantes de arquitetura, de informática e até para engenheiros;, explica Nelson Model, um dos sócios do Casa Viva.
Os materiais utilizados nas construções montam as casas com peças, em vez de tijolos. Isso reduz drasticamente o tempo de construção do prédio, segundo Fernando Manhães, sócio de Nelson no projeto.
Em alguns casos, a casa pode ficar pronta em até 90 dias. ;Nosso projeto começou em Vitória, no Espírito Santo, em 2011, com base em quatro pilares. Usamos um sistema construtivo limpo e reutilizável. O segundo pilar é a tecnologia. Temos a proposta de desenvolver casas tecnológicas, interativas mesmo a distância. Pensamos também na arquitetura. As casas têm um design próprio e isso também pode sugerir tendências. E, por último, tentamos unir a decoração à tecnologia e à inteligência;, explica Fernando.
Fique atento
A mostra Casa Viva acontecerá, de amanhã até dia 27, no Pontão do Lago Sul. O endereço é SHIS QL 10, Lote 1/30. As casas estarão abertas à visitação de terça a sexta-feira, das 14h às 21h, e, aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 22h. Durante os dias úteis, técnicos receberão os brasilienses em grupos de 12 pessoas. Entrada: a inteira é R$ 40, e a meia, R$ 20. Idosos, estudantes e assinantes do Correio Braziliense pagam meia-entrada.