O Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou nesta quarta-feira (2/4) o Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPA). O hangar localizado no Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek abrigará aeronaves das forças de segurança do DF e as respectivas coordenações.
O espaço de três mil metros quadrados hospedará sete aeronaves de asa fixa, quatro delas são do Corpo de Bombeiros, duas da Polícia Militar e uma da Polícia Civil. Segundo o GDF, há possibilidade de que helicópteros também fiquem no local.
A manutenção e a preparação das aeronaves serão feitas no hangar. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Departamento de Trânsito (Detran) também farão uso das aeronaves.
De acordo com o GDF, o hangar atual foi alugado pela Secretaria de Segurança Pública por R$ 39 mil por mês, pagos à Inframérica, consórcio que administra o Aeroporto. "Antes, cada órgão tinha seu espaço, com aluguéis específicos", explicou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.
Avelar explicou que a ação faz parte do programa "Ação Pela Vida", que busca a integração das corporações. O espaço atual já era utilizado pelos Bombeiros e fica no setor de hangares, próximo ao aeroporto.