Cidades

Exército e GDF definem ações de segurança para a Copa do Mundo 2014

O Exército atuará na prevenção a eventuais ataques terroristas e na proteção das estruturas consideradas estratégicas, como aeroporto, estádio, hotéis, estações de energia e no deslocamento de seleções

postado em 02/04/2014 18:25
O Exército e os órgãos de segurança do Distrito Federal se reuniram nesta quarta-feira (2/4) para definir os últimos detalhes do planejamento das ações de segurança que serão adotadas no período da Copa do Mundo, de 12 de junho a 13 de julho. Pelo cronograma, o Exército atuará na prevenção a eventuais ataques terroristas e na proteção das estruturas consideradas estratégicas, como aeroporto, estádio, hotéis, estações de energia e no deslocamento de seleções.

Contenção de eventuais manifestações, proteção a torcedores e trânsito, por exemplo, ficarão a cargo das forças de segurança locais. ;O planejamento nosso de defesa já está completo, baseado em experiências adquiridas com a Copa das Confederações, os Jogos Olímpicos de Londres e a última Copa do Mundo, na África do Sul. Isso foi atualizado, de forma que montamos cenários, os mais realísticos possíveis, para preparar as tropas para possíveis ameaças que aconteçam;, disse o general Gerson Menandro.



Segundo ele, em torno de 3.000 soldados ficarão de prontidão para situações de emergência, caso aja solicitação do governo local. ;Temos uma força bem grande, como força de contingência, caso os órgãos de segurança pública precisem e nos solicitem, poderemos atuar em conjunto;.

Já está definido que o jogo entre Goiás e Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro, que será no Estádio Mané Garrincha, no dia 18 de maio, servirá de teste para o esquema de segurança. Além disso, os grupos de coordenação do Comitê Executivo de Segurança Integrada Regional farão duas operações de preparação. Entre os dias 16 e 21 de maio e 2 e 6 de junho serão adotados os mesmos procedimentos previstos para os dias de jogos do mundial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação