Cidades

Secretaria lança Núcleo de Assistência Jurídica para atendimento ao idoso

Os atendimentos jurídicos são gratuito e serão feitos na sede da secretaria, na estação no metrô da 112 Sul

postado em 02/04/2014 19:00
A cada dia seis idosos são vítimas de algum tipo de violência no Distrito Federal. Os números são da Secretaria do Idoso e revelam que, entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano, 511 denúncias foram recebidas pela pasta. Entre as principais queixas estão o abandono, as violências física e psicológica e a negligência. A demanda para atendimentos jurídicos também é grande. De dezembro até agora, o Disque Denúncia dos idosos recebeu 3 mil ligações com pedidos de informações. Para dar auxílio jurídico a eles, a secretaria lançou esta quarta-feira (2/4) o Núcleo de Assistência Jurídica.

Além dos quatro advogados da pasta, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Brasília vai disponibilizar dois defensores para atender os idosos durante a semana. Os atendimentos jurídicos são gratuito e serão feitos na sede da secretaria, na estação no metrô da 112 Sul. "Estávamos lutando para a criação desse núcleo desde o ano passado. É uma forma de os idosos terem mais liberdade para atendimento. Queremos fazer com que eles tenham mais acesso à área jurídica", disse o secretário da pasta, Ricardo Quirino.



Hoje, o DF tem aproximadamente 326 mil idosos. Muitos deles passam por algum tipo de constrangimento. No ano passado, a secretaria recebeu 201 denúncias de violência. A maioria por negligência, algum tipo de violência, exploração financeira e abandono. De acordo com a ouvidoria da secretaria, Brasília, Ceilândia e Taguatinga acumularam mais denúncias. O agressor geralmente é algum parente da vítima. "Muitas vezes, eles estão sofrendo um tipo de violência que não é o sofrimento físico. E estamos aqui para auxiliar", explicou Quirino. "Esse núcleo é o primeiro passo para o DF se tornar um centro de referência para a pessoa idosa", acrescentou o secretário.

O Núcleo de Atendimento Jurídico vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Além de tirar dúvidas, os advogados vão acompanhar todo o processo das vítimas na Justiça. "É uma espécie de defensoria para essas pessoas que precisam de apoio jurídico. E feliz do país que tem muitos idosos, isso significa que é um país com boa qualidade de vida", afirmou Severino Cajazeiras, vice-presidente da OAB-DF. Além do atendimento presencial, a secretaria tem o Disque Denúncia. O número é 156, opção 8.

Assista à reportagem da TV Brasília

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação