Alunos do programa de mestrado em Engenharia Biomédica da Universidade de Brasília (UnB) criaram um braço biônico fabricado por impressora 3D, confeccionada na UnB.
Igor Moura e Filipe Tomé montaram em três meses a prótese que se acopla ao braço humano e é capaz de segurar e soltar objetos. ;Vimos na internet um modelo e decidimos fazer o nosso, que inova pela rapidez na montagem e por combinar plástico duro e flexível;, contam.
A impressora foi produzida graças a uma vaquinha feita entre os estudantes que conseguiram acumular R$ 2 mil. Segundo os alunos a prótese foi inspirada nas reais necessidades de um portador de deficiência. ;A ideia é refinar os movimentos da prótese, utilizando eletrodos acoplados ao corpo do paciente;, explica Filipe.
A próxima etapa do projeto, segundo a equipe, é humanizar a mão biônica, com a ajuda do departamento de Desenho Industrial. "Depois que a prótese estiver clinicamente testada, entra a discussão ética;, completa o professor Marcelino Andrade, da Engenharia Biomédica, responsável por orientar o trabalho.
O projeto da mão biônica faz parte de um grupo de pesquisa formado no ano passado, que busca estudar protótipos de modelagem rápida feitos no computador e fabricados por impressoras 3D. Segundo um dos pesquisadores do grupo, professor Roque Magno de Oliveira, vivemos a quarta revolução industrial "com as máquinas que se ;autofazem;;.