Jornal Correio Braziliense

Cidades

Endereços residenciais não tombados de Brasília são usados como comércio

Empresário usam endereços residenciais não tombados, como o Lago Sul, para o estabelecimento de serviços, entre os quais academia e centro de estética. Associação comercial diz serem demandas da comunidade, mas moradores reclamam de descaracterização da área



Proprietário de uma academia de ginástica, Flávio Haddad, 47 anos, adota a política da boa vizinhança para manter o negócio e não incomodar os vizinhos. ;Procuramos respeitar e, de maneira alguma, perturbar a vizinhança. Nosso objetivo é oferecer um atendimento personalizado e de qualidade para toda a comunidade;, explica. Em 1997, ele alugou um terreno com um pouco mais de 200m;, ao lado de uma escola, e transformou o matagal predominante em uma academia. Eles atendem cerca de 600 alunos. Em sua maioria, moradores do Lago com idade acima de 50 anos.

O Instituto de Medicina e Psicologia Integradas (Impi), da psicóloga Francisca Sampaio Leão, 61 anos, também funciona em uma chácara no Lago Sul há 17 anos. O local tranquilo, amplo e com área verde é ideal para um instituto de controle do estresse. ;Até chegamos a comprar uma parte em um edifício, mas, para funcionar de acordo com nosso planejamento inicial, o espaço não permitia;, conta. Até 2009, os proprietários do instituto precisavam renovar o alvará de funcionamento e, para tal, além da documentação, necessitavam do consentimento dos vizinhos. Atualmente, possuem licença por tempo indeterminado. ;É importante destacar que não incomodamos ninguém, nem nunca tivemos reclamações;, ressalta.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique