Cidades

Jardim de Infância 21 de Abril surgiu antes da inauguração de Brasília

Pelo local, passaram milhares de alunos, que agora colocam filhos e parentes para aprenderem na escola

postado em 09/04/2014 06:02
Sandra (E) e Márcia passaram pelo jardim de infância e têm filhos e sobrinhos que estudam ou vão estudar lá
Os contornos de Brasília foram desenhados ao redor dessa escola. As paredes, colocadas de pé antes mesmo da fundação oficial da capital do Brasil. Inaugurada por Juscelino Kubitschek, em 1959, um colégio público localizado entre a 708 e a 908 Sul ganhou a data de aniversário da cidade como parte do nome de batismo. A estrutura arquitetônica integra o Conjunto Urbanístico de Brasília. É tombada tanto no âmbito distrital quanto no federal e resiste bravamente ao tempo em pleno Plano Piloto.



Entrar no Jardim de Infância 21 de Abril é um convite à nostalgia. As paredes de madeira das salas, os pisos de tacos e os armários embutidos remontam o nascimento de um sonho no Planalto Central. O colégio, que atende crianças de 3 a 5 anos, conta com a maior área verde e a maior área construída no centro de Brasília. São aproximadamente 5 mil m; e 1 mil m;, respectivamente.

A paisagem mudou desde o surgimento da instituição, que tinha como missão primária de atender filhos de funcionários da Caixa Econômica Federal (CEF). O viveiro de outrora, que abrigava aves, macacos e outros bichos silvestres deu lugar a uma piscina. A ala dos docentes também recebeu adaptações, quando surgiu a secretaria. Seguindo os moldes do projeto original, cada sala de aula ganhou um banheiro. O auditório, na contramão, é aquele mesmo da década de 1960. Conserva, inclusive, as mesmas cadeiras do tempo em que a Secretaria de Educação assumiu a escola.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação