Apenas 20 minutos de chuva foram o suficiente para interromper o fornecimento de energia elétrica em toda a Asa Norte na noite desta quarta-feira (9/4). Parte da Asa Sul, Águas Claras, Taguatinga, Ceilândia, Sobradinho, Lago Norte, Arniqueiras e as quadras 3, 4 e 5 do Park Way também foram comprometidas. Por volta das 23h15 a situação começou a ser normalizada no centro de Brasília.
Segundo o Corpo de Bombeiros, até às 21h10, duas árvores caíram na parte central da cidade: uma próxima ao Palácio da Alvorada e outra no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), na quadra 6. Várias pessoas estão presas em elevadores de cinco quadras na Asa Norte e uma no Sudoeste. No Riacho Fundo, dois caminhões colidiram no semáforo que dá acesso ao Park Way. Não há informações sobre o estado dos motoristas.
O Estádio Mané Garrincha, porém, destoava no meio da escuridão. Enquanto toda a cidade sofreu com o breu, a arena era iluminada de maneira vistosa e chamava a atenção de quem passava pelo Eixo Monumental. Isso porque o estádio tem uma substação própria, que funciona na área externa e que garante o fornecimento exclusivo.
O casal de namorados Tâmara Alves, 25 anos, e Jonathas Carvalho, 22, saíram do trabalho - Supermercado Oba - duas horas mais cedo devido a falta de energia. "Fico preocupada com a minha segurança e dos comércios, vi um homem nu correndo na rua", disse ela. Apesar de também temer pela segurança, Jonathas comemora a saída antecipada. "Posso chegar ao Itapoã - cidade onde moram - mais cedo, até achei bom que luz caísse", confessa.
A Companhia Energética de Brasília (CEB) informou que o motivo do apagão foi um cabo danificado em uma linha que alimenta as subestações 3 e 4, responsáveis pela alimentação de energia na Asa Norte.
Internautas reclamaram do apagão no Twitter e no Facebook.