Cidades

Apagão desta quarta prejudica fornecimento de água em regiões do DF

Os reservatórios não atingiram o nível máximo. A Caesb pede para a polução racionar água e evitar desperdício até o problema ser solucionado, ainda sem previsão

postado em 10/04/2014 11:00
A falta de energia na noite dessa quarta-feira (9/4) afetou o bombeamento de água do Rio Descoberto. De acordo com Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), o sistema de automação e elétrico da elevatória foram prejudicados. Devido ao problema, os reservatórios de água não alcançaram o nível máximo durante a madrugada desta quinta-feira (10/4).

Segundo a companhia, o problema pode comprometer o abastecimento de água em Vicente Pires, Riacho Fundo I e II, Recanto das Emas, Taguatinga Sul e Areal, e parte de Samambaia (quadras ímpares: 401 a 415, 603 a 611, 111 a 119, 311 a 319, 511 a 519, 601 e quadras pares: 600 a 614). Em algumas quadras de Ceilândia, o abastecimento já foi prejudicado. Os hospitais de Ceilândia e Santa Marta serão abastecidos com caminhão pipa, caso seja necessário.



Técnicos da Caesb já estão no Rio de Descoberto para realizar reparo das bombas. Ainda não há previsão de quando o abastecimento será normalizado. A companhia pede à população para racionar a água e evitar desperdícios, apesar da legislação que determina que todo imóvel deve ter reservatório com capacidade para 24 horas de consumo.

Falta de luz

O apagão de ontem atingiu toda a Asa Norte, parte da Asa Sul, Águas Claras, Taguatinga, Ceilândia, Sobradinho, Lago Norte, Arniqueiras e as quadras 3, 4 e 5 do Park Way.

Passageiros esperam ônibus no escuro durante apagão na Asa Norte
A Companhia Energética de Brasília (CEB) informou que o motivo foi um cabo danificado em uma linha que alimenta as subestações 3 e 4, responsáveis pela alimentação de energia na Asa Norte. O fornecimento de energia elétrica foi normalizado por volta da 0h15 de hoje, segundo a CEB.

No entanto, a companhia registrou 115 notas de reclamações nesta manhã. A maioria das solicitações são de Taguatinga, Ceilândia e Brazlândia, seguido da região central de Brasília. Ainda há pedidos no Gama, Santa Maria, Samambaia, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Planaltina, Sobradinho e Paranoá.

A moradora de Arniqueiras, Priscilla Souza, disse que a região está sem fornecimento de energia há mais de 17 horas. "Desde às 18h que estamos sem luz aqui", disse. A CEB informou que há casos pontuais e que o número de reclamações é considerado normal para o período chuvoso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação