Um grave acidente envolvendo um carro, uma carreta e duas motos na Estrutural deixou quatro pessoas feridas, sendo uma delas em estado grave na manhã desta segunda-feira (14/4). A colisão bloqueou todas as faixas da pista Sul. O acidente ocorreu no KM-10, próximo ao Vicente Pires. Dois homens e duas mulheres - uma delas apresentando fratura exposta - se envolveram no acidente. Um helicóptero pousou pista para realizar o transporte das vítimas para o hospital. A pista foi liberada por volta das 10h40, após o trabalho da perícia.
Um enorme congestionamento se formou e os motoristas enfrentam lentidão já na altura do viaduto localizado no fim do Pistão Sul. Com isso, o fluxo do trânsito foi desviado para a marginal, na saída de Vicente Pires. Por conta da batida, a alteração do sentido da via foi estendido em uma hora, passando das 8h45 para às 9h45.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o motorista da carreta, Aldemar Silva dos Santos, de 44 anos, dirigia a faixa do meio na pista sul quando viu um veículo VW Gol amarelo parado na pista. Ao tentar desviar para a faixa da esquerda, o homem teria acertado a primeira moto. O casal que estava na moto, Cleuma Santos e Reginaldo Angelo, foi levada para unidades de tratamento. A mulher foi encaminhada ao Hospital de Base de Brasília (HBB) em estado grave. Já o homem seguiu para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) com dilaceramento da panturrilha direita.
Após a colisão, um carro preto que vinha logo atrás da carreta freou bruscamente. Outra moto que trafegava na via não conseguiu desviar e acabou se chocando contra o veículo, deixando outras duas pessoas feridas. Cristiano da Silva e Caroline de Souza foram levados para o HRT com escoriações leves
Próximo ao acidente, moradores da Associação dos Moradores de Vicente Pires estão reunidos desde às 6h na altura do viaduto do Pistão Norte em protesto contra a derrubada de moradias da área conhecida como "26 de setembro", em Vicente Pires. Os moradores reclamam da truculência dos órgãos fiscalizadores para a retirada dos moradores de suas casas. Segundo eles, o local não é irregular e os fiscalizadores chegaram sem ordem judicial.
Os moradores reivindicam também o fim das derrubadas habitadas e supostamente ilegais, a marcação de uma data para início das obras de construção da ponte que liga Vicente Pires ao Jóquei, o fim do fechamento do Viaduto Israel Pinheiro na parte da tarde e a volta do transporte coletivo dentro da Colônia Agrícola 26 de Setembro.
O protesto ocorre no canteiro central e no acostamento e não complicam o trânsito da via. Os moradores caminham em direção ao Palácio do Buriti em passeata com faixas e cartazes.
Outro acidente
Duas motos colidiram por volta das 9h na Epia, na altura das floriculturas, próximo ao Balão do Aeroporto. De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o acidente não teve gravidade. Apenas um motociclista precisou ser levado ao Hospital de Base com fratura na perna. Os bombeiros também foram acionados para realizar o atendimento.
Com informações de Rodolfo Costa.
[VIDEO1]