Cidades

Com falta de médicos e raio-X, Hospital Universitário restringe serviço

Apenas casos mais graves serão atendidos, pacientes com problemas simples de saúde deverão procurar outras unidades no Distrito Federal

postado em 14/04/2014 19:23
Os serviços do Centro de Pronto Atendimento (CPA) do Hospital Universitário de Brasília (HUB) estão temporariamente fechado desde a manhã desta segunda-feira (14/4). A falta de médicos e problemas com equipamento de raio-X, que funciona com 30% da capacidade, obrigaram o hospital a restringir os serviços. Serão atendidos apenas pacientes em estados mais graves, que necessitem de atendimento imediato ou avaliação médica urgente. Aqueles que apresentam problemas mais simples serão orientados a procurar outras unidades de saúde do DF. As informações foram divulgadas pelo próprio hospital.



De acordo com o HUB, a carência de médicos será suprida com a realização de concurso público, marcado para 22 de abril. Serão preenchidas vagas na área médica e assistencial. Em relação ao equipamento de raio-X, o HUB aguarda a compra de uma peça para consertar o aparelho. Esta peça, porém, está indisponível no mercado local e é procurada em outras cidades.

O HUB atende cerca de 120 pacientes por dia no CPA. Desses, apenas 15% são considerados casos moderados e graves.

Greve

O HUB também suspendeu, a partir de hoje, os atendimentos agendados no Laboratório de Análises Clínicas em decorrência da greve dos servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília.

Entretanto, pacientes internados ou nos setores de urgência e emergência, quimioterapia, hemodiálise, transplantes e pré-natal continuam contando com o serviço. De acordo com o hospital, o atendimento à população continua mesmo com a suspensão temporária, mas com a capacidade mínima exigida por lei.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação