Jornal Correio Braziliense

Cidades

Comércio do DF só vai fechar as portas na Sexta-feira da Paixão

O feriadão prolongado dos órgãos do Judiciário começa amanhã, e os bancos estão de portas abertas apenas até a quinta-feira

Quem não vai viajar no feriado prolongado da semana santa pode aproveitar para sair às compras. O comércio só fecha as portas na Sexta-feira da Paixão. No sábado e no domingo, as lojas voltam a funcionar normalmente. Na segunda-feira, por orientação do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista), a operação é limitada, entre as 14h e as 20h, mas alguns shoppings da cidade optaram pelo horário normal.

O ParkShopping, o Pátio Brasil e o Alameda Shopping foram alguns dos centros comerciais que decidiram abrir normalmente durante o feriado de aniversário da cidade, quando Brasília comemora 54 anos. Na ocasião, as lojas funcionam das 10h às 22h. O Taguatinga Shopping, o Brasília Shopping, o Terraço Shopping e o Conjunto Nacional, por sua vez, abrem as lojas mais tarde, a partir das 14h, e fecham mais cedo, às 20h.

Leia mais notícias em Cidades


Para o período, o Sindivarejista calcula venda de cerca de 1,5 milhão de ovos de chocolate no Distrito Federal, com expectativa de crescimento em torno de 4% ; mesmo percentual de 2013. A greve dos metroviários, no entanto, pode alterar essa expectativa, de acordo com representantes do setor. A entidade estima ainda que pelo menos 1 mil empregos temporários tenham sido criados em lojas de rua e de shoppings do DF nesta Páscoa.

O feriado para o Poder Judiciário começa amanhã, em conformidade com a Lei n;11.697/2008. O expediente nos tribunais como o TJDFT, por exemplo, só volta ao normal na terça-feira. Até quinta-feira, entretanto, o comércio não sofre alterações no horário de funcionamento. Vale ainda aproveitar espaços públicos, como o Jardim Zoológico, que só fecha na sexta (veja quadro ao lado). Atenção, pois os bancos fecham durante o feriado prolongado (de 18 a 21).

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.